2024/04/08

Notícias do dia

Apple aceita emuladores de jogos na App Store; Google melhora compressão JPEG; CATL lança bateria para 1.5M de km e 15 anos; super-fábrica da Xiaomi fabrica um SU7 a cada 76 segundos; a engenharia da Nintendo Game Boy; Google Phone app com pesquisa de números de telefone desconhecidos; CPUs Intel Core i9 14900KS estão a falhar a ritmo acelerado; e MS dificulta mudança de browser no Windows.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

China quer HarmonyOS à frente do Android, iOS e Windows

A Huawei parece ter encontrado um apoiante de peso, com o governo Chinês a querer que o HarmonyOS se torne no "sistema operativo nacional" com objectivo de reduzir a dependência nos sistemas operativos ocidentais, como o Android, iOS e o próprio Windows.

Desde que a Huawei foi colocada na "lista negra" pelos EUA que a empresa tem sido bastante penalizada, não podendo utilizar tecnologias ocidentais (incluindo coisas como o acesso aos serviços Google e Play Store), o que levou a empresa a desenvolver o HarmonyOS. Apesar de inicialmente ter sido apenas uma cópia directa do Android open-source, ao longo dos anos a Huawei tem feito bastantes evoluções e melhorias - ao ponto de agora se poder arriscar a tornar-se no sistema "standard" na China, fruto da sua capacidade de poder ser facilmente adaptado a todo o tipo de equipamentos.


OpenStreetMap obtém a sua "vingança" passados 20 anos

Demonstrando como as coisas mudam com o tempo, em 2004 o projecto open-source OpenStreetMap foi criado por causa da Ordnance Survey - a agência cartográfica nacional do Reino Unido - não disponibilizar os seus dados de forma aberta. Avance-se 20 anos, e agora é a a agência a publicar os seus dados no formato do OpenStreetMap por este se ter tornado no "standard" que é esperado neste tipo de informação.

Neste caso, temos que agradecer o facto da agência ter feito o que fez, já que de outro modo não existiria o OpenStreetMap hoje em dia.



BMW vendeu um i3 novo nos EUA

Apesar da produção do i3 norte-americano ter terminado em Julho de 2021, a BMW apresentou a curiosidade de ter vendido um i3 novo durante o primeiro trimestre de 2024 nos EUA.

Tornando o caso ainda mais caricato, apenas tinham sido vendidos 9 unidades em 2022 e nenhuma em 2023, o que torna esta venda de 2024 ainda mais intrigante - isto tendo em conta que os preços base do i3 nos EUA iam dos 45 aos 52 mil dólares (e muitos mais milhares de dólares possíveis em extras), o que o tornam muito pouco apetecível face aos novos modelos eléctricos. Talvez se venham a descobrir mais detalhes no futuro sobre este que potencialmente terá sido o último BMW i3 a ser vendido.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os primeiros earphones / earbuds Bluetooth de tamanho compacto foram os Onkyo W800BT, lançados em 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)