2024/05/14

Notícias do dia

Google I/O 2024 começa hoje; iPad Pro OLED tem bug na cor azul - e limite de carga de bateria; Xiaomi prepara rival do Model Y para 2025; Apple lança iOS 17.5 com standard anti-tracker e penalizando app stores alternativas; e OpenAI lança GPT-4o multimodal gratuito.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

VMware Fusion Pro e Workstation Pro gratuitos para uso doméstico

A VMware está a fazer alterações para tentar cativar alguns dos utilizadores que perdeu com algumas das suas atitudes recentes. E para isso recorre à táctica imbatível de oferecer coisas gratuitas.

O VMware Fusion Pro e Workstation Pro passam a estar disponíveis gratuitamente para uso pessoal. Uma oferta que a empresa diz ser mais justa para os utilizadores que apenas pretendem usar estes produtos em casa, mas não deixando de relembrar que continua a existir a opção de subscrição para quem desejar usar estas ferramentas para fins comerciais, opção que também foi simplificada, com uma só modalidade a substituir as mais de 40 que existiam anteriormente.


Estúdio do jogo Marvel Rivals proibiu avaliações negativas

O estúdio NetEase, responsável pelo jogo Marvel Rivals, está a enfrentar uma onda de críticas depois de ter vindo a público que estava a exigir que quem testasse o jogo assinasse um contrato que proibia qualquer tipo de avaliação negativa, criticar o jogo, ou compará-lo negativamente com outros jogos.

Com a situação a ter-se tornado "viral", o estúdio já veio pedir desculpa e dizer que aquelas condições eram enganadoras e que não reflectiam verdadeiramente a sua intenção; dizendo que acolhe de braços abertos todas as críticas dadas pelas pessoas que testarem o jogo.

... Parece-me que é apenas um prenúncio de que, da próxima vez, acrescentem uma cláusula adicional proibindo os reviewers de se queixarem publicamente das condições, mesmo no caso de não aceitarem o contrato.


X vence caso de censura na Austrália

O X, ex-Twitter, venceu o recurso contra um pedido de censura global na Austrália. O X tinha sido ordenado a remover tweets com conteúdo violento, coisa que o X fez mas só para a Austrália. No entanto o governo australiano achou que tal não era suficiente e continuou a exigir que os conteúdos fossem removidos em todo o mundo.

Elon Musk relembrou os perigos de deixar que um país pudesse decidir o que todos os outros podem ver ou não, e felizmente - concorde-se ou não com os conteúdos em si - o tribunal acabou por lhe dar razão. No entanto, há quem acuse que a plataforma X não está a bloquear o conteúdo de forma efectiva no país, permitindo que os conteúdos se mantenham visíveis mesmo sem recurso a VPN, abrindo a possibilidade de surgirem processos futuros por não estar a fazer o bloqueio que deveria fazer no território.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um jogo em resolução 4K (3840 x 2160) obriga a que o computador ou consola calculem os valores de quase 8.3 milhões de pixeis em cada frame, o que para um jogo a 60 fps representa quase 500 milhões de pixeis por segundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)