A Apple abriu o WWDC 2024 revelando algumas das novidades que se poderão esperar para o iOS 18, iPadOS 18, macOS Sequoia, VisionOS 2, e a aposta no Apple Intelligence.
Tendo um artigo dedicado ao Apple Intelligence, nova Siri e integração com ChatGPT (e não só), eis as alterações que a Apple destacou para os seus sistemas e produtos.
No iOS 18, a aposta passa por uma maior personalização do sistema ao gosto de cada utilizador. Pela primeira vez, os utilizadores podem colocar os icons em qualquer posição do home screen (ao estilo do que o Android permite fazer), e também aplicar tonalidades sobre os icons das apps. Temos ainda coisas como a possibilidade de esconder apps com o "hide an app", ou de as proteger de modo a que só possam ser abertas com autenticação ("lock an app"). O iMessage ganha reacções com qualquer emoji, efeitos de texto; o Control Panel fica mais configurável e com páginas para melhor organização; a Mail app pode separar os emails em diferentes categorias; temos um Game Mode que optimiza o funcionamento do sistema para jogos; Apple Photos com melhor categorização e classificação automática de fotos, e mais.
Estas melhorias também se fazem sentir no iPadOS que, pela primeira vez, ganha uma app de calculadora(!) - quase podia ser uma piada, mas não é. Claro que, ao estilo da Apple, aproveitou para apresentar esta novidade de forma mais impressionante demonstrando como o iPad pode fazer cálculos automáticos usando-se o Apple Pencil, até quando se trata de resolver problemas com as contas integradas em diagramas e desenhos. O iPad pode também aprender o tipo de letra de cada utilizador, para ir corrigindo automaticamente a sua escrita, ou fazer copy-paste de texto usando a sua letra.
No Apple TV+ temos os Insights, que dão informação sobre os actores e música que estão no ecrã a qualquer momento (ao estilo do que a Amazon faz no Prime Video); no Apple Watch passamos a ter monitorização e alertas para os dados vitais; e também há a curiosidade de se poder interagir com gestos da cabeça usando os AirPods - fazendo coisas como abanar a cabeça para dizer "não" ou afirmativamente para dizer "sim".
Outra novidade é que será possível replicar o ecrã do iPhone directamente no novo macOS Sequoia, facilitando a interacção mesmo quando não se tem o iPhone por perto, com acesso às notificações, e permitindo até arrastar conteúdos do Mac para o iPhone directamente.
Haverá muitas mais coisas e detalhes que irão sendo descobertas ao longo das próximas semanas, e que iremos partilhando. Por agora as versões beta destes sistemas ficam disponíveis para os developers, mas daqui por algumas semanas ficarão disponíveis para todos os que não quiserem aguardar pelo lançamento das versões finais lá mais para o final do ano.
2024/06/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)