2024/07/11

Notícias do dia

Signal para macOS permitia roubo de mensagens mas dizia que não era risco de segurança; iOS 18 com gravação de chamadas e transcrição; Gemini Live vai funcionar em background e no lockscreen para acesso permanente ao novo assistente AI da Google; Samsung apresentou os Galaxy Ring, Galaxy Z Fold 6, Flip 6, Watch 7, Watch Ultra e Buds 3 e 3 Pro; e Apple e Google facilitam transferência de fotos do Google Photos para iCloud Photos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Google abandona actualizações para Android 5.0 Lollipop

A Google anunciou que vai descontinuar as actualizações dos serviços Google Play para dispositivos com Android Lollipop. Lançado em novembro de 2014, o Android 5.0 Lollipop representa atualmente menos de 1% dos dispositivos ativos, o que levou a empresa a concentrar-se em versões mais recentes do sistema operativo que suportam hardware mais avançado e funcionalidades modernas.

Apesar dos dispositivos com Lollipop continuarem a funcionar, deixarão de receber novas funcionalidades e actualizações de segurança. Isto também pode causar incompatibilidade com algumas aplicações que dependem dos serviços Google Play. Esta mudança segue a descontinuação do suporte para Android 4.4 KitKat no ano passado. A partir de agora, as actualizações dos serviços Google Play estarão disponíveis apenas para dispositivos com Android 6.0 (Marshmallow) ou posteriores.


wear OS 5 deixa de suportar watch faces antigos

A Google está a fazer mudanças na forma como lida com os mostradores nos smartwatches Wear OS. A partir do Galaxy Watch 7 e do novo Wear OS 5, apenas os mostradores que utilizam o novo formato de mostradores (WFF) serão suportados. Este formato utiliza apenas XML, sem qualquer código de programação, simplificando o desenvolvimento e assegurando que um watchface mal-programado não arruine a autonomia do smartwatch. Construído em colaboração com a Samsung, os mostradores WFF são totalmente processados no co-processador de baixo consumo do relógio, oferecendo uma maior eficiência.

Os utilizadores actuais do Wear OS podem continuar a usar os seus mostradores existentes, mas se actualizarem os seus relógios para o Wear OS 5 deixarão de os poder utilizar. No início de 2025 todos os novos mostradores na Play Store deverão aderir ao formato WFF, que também será necessário para aceder às novas complicações. A versão 2 do WFF, apresentada no Google I/O 2024, traz novos estilos e acesso facilitado a informações meteorológicas.


iPhone 17 Pro Max com três câmaras de 48MP

Segundo as informações de Ming-Chi Kuo, o iPhone 17 Pro Max do próximo ano será o primeiro iPhone a usar três câmaras com sensor de 48 MP, substituindo o sensor de 12 MP utilizado na câmara telefoto dos dos modelos actuais. A nova câmara promete uma experiência fotográfica superior, com zoom óptico de pelo menos 5x e zoom digital de até 25x.

Ambas as versões do iPhone 16 Pro, que serão lançadas em 2024, incluirão lentes telefoto Tetraprism, tecnologia anteriormente exclusiva do iPhone 15 Pro Max. Kuo mencionou que ainda não está certo se apenas o iPhone 17 Pro Max terá a câmara Tetraprism atualizada, mas caso seja exclusivo, isso deverá passar a ser usado por ambos os modelos do iPhone 18 Pro em 2026.

Apesar de ser grande fãs dos zooms de alta-potência, reconheço que a sua utilização num smartphone é limitada, sendo bastante mais prático ter um zoom de 2-3X do que um de 5X ou 10X. No entanto, pode ser que a Apple compense isso através da fotografia computacional usando a informação das outras câmaras.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Twitch foi criado em 2011 como derivado do Justin.tv, mas o seu foco no streaming de jogos depressa acabou por suplantar o interesse da plataforma genérica que lhe deu origem. O Justin.tv acabaria por encerrar em 2014, e a Amazon ficou com o Twitch por 970 milhões de dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)