Depois de vender o YouTube Premium como forma dos utilizadores se livrarem da publicidade, o YouTube testa o Premium Lite, em que se paga e se continua a ver publicidade.
A "enshittification" dos serviços de streaming parece não ter fim à vista, e agora é o YouTube a entrar na onda das modalidades pagas com publicidade. Tradicionalmente, pagava-se por um serviço de streaming para ter acesso ao mesmo sem se ficar sujeito a publicidade. Mas, nos últimos tempos, a táctica foi alterada para uma proposta mais lucrativa: os clientes podem optar por pagar muito para terem acesso ao serviço sem publicidade, ou pagar menos para terem acesso ao serviço mas com publicidade. E é precisamente o que o YouTube está a testar.
O Premium Lite do YouTube custa metade da modalidade Premium normal, mas não dá acesso ao YouTube Music, nem downloads para reprodução offline, nem background play. E para cúmulo, continua a apresentar publicidade quando se pesquisa ou se fazer browsing.
Claro que fica ao critério de cada um avaliar se a proposta é atractiva ou não, mas entre a perspectiva de pagar várias dezenas de euros para continuar a ver publicidade no YouTube, ou utilizar uma extensão ou browser que permite ver o YouTube sem publicidade (e até ouvi-lo em background, como se imaginaria que qualquer browser devesse permitir), parece-me ser fácil ver qual será a opção preferida.
2024/07/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)