2024/07/11

Chrome dá dados das tabs à Google

O Chrome dá dados privilegiados aos sites da Google que não fornece a outros.

Quando se utiliza o Chrome, este dá acesso a todos os sites da Google (*.google.com) informação sobre o funcionamento do browser e do sistema, incluindo o uso de CPU por tab, GPU, uso de memória, e registos adicionais. Isto sendo uma API privada da Google que só funciona para os sites da Google e não está disponível para sites de terceiros. Uma situação curiosa que, mesmo sabendo-se que o Chrome é um browser da Google, parece dar vantagens preferenciais aos sites da Google face a todos os outros sites.
Poderia dizer-se que, no mínimo, o acesso a estes dados deveria estar disponível para todos os sites, sujeito a permissão do utilizador - permissão essa que também deveria ser pedida pelos próprios sites da Google, só enviando dados se os utilizadores assim entendessem.


Obviamente, o Brave não perdeu a oportunidade, e já veio esclarecer que embora seja um browser baseado no Chromium, o único elemento que continua a enviar dados para a Google é a extensão do Hangouts que em tempos era necessário para aceder ao Hangouts mas que actualmente já não é precisa, sendo recomendada a sua desactivação nos settings, e sendo algo que passará a estar desactivado de origem e será removida nas próximas actualizações.
Com a Google a perder capacidade de tracking através do Google Analytics e fim dos cookies, não se pode deixar de considerar isto como mais uma tentativa de manter a recolha do máximo de dados possíveis dos utilizadores, mesmo que possa ser explicado e justificado como "dados de diagnóstico" para manter o "bom funcionamento" do browser, ao estilo da recolha de dados que a MS faz no Windows sem permitir a sua desactivação fácil (tendo que se recorrer a ferramentas de terceiros).

1 comentário:

  1. O tipo que "descobriu" isso e alertou o mundo inteiro, vem agora afinal dizer que não tem mal nenhum. ok, abelha.

    ResponderEliminar