2024/07/01

O problema da longevidade dos cabos e carregadores

Quando se critica a UE por ter obrigado a usar fichas USB-C como standard, não se pensa em todos os casos de produtos que ficaram inutilizados por falta de um cabo ou carregador.

Há muitos produtos electrónicos que se tornam "obsoletos" quase de um ano para o outro, e que vão sendo actualizados regularmente. Mas quando se entre no sector dos produtos de longa duração, fazem-se sentir aspectos curiosos - que por vezes se podem tornar ridículos e frustrantes.

A inspiração veio com o relato de uma pessoa que perdeu o cabo do seu Google Nest Mini, e pensou que seria simples contactar a assistência da Google para comprar um cabo novo. Além da pequena confusão da Google ter mudado de fichas entre o modelo original e a segunda geração, a maior surpresa foi descobrir que a Google - o fabricante do produto - não vende cabos para um produto que ainda é comercializado actualmente, recomendando que o cliente pesquisasse numa loja online para encontrar um cabo compatível.
Porque é que achei curiosa esta história? Porque nestas últimas semanas passei por um episódio idêntico referente a uma escova de dentes eléctrica. Ao longo dos anos já passei por várias, e esta - uma Oclean - era uma das que se tem mantido em funcionamento por múltiplos anos, sem chatices. Até ao momento em que a sua base de carregamento, com os arcaicos pogo pins, teve um dos pinos encravados, deixando de fazer o carregamento. A Oclean tem crescido bastante ao longo dos anos, e tem suporte oficial na Europa, e pensei que fosse uma coisa rápida de resolver. O departamento de suporte foi rápido e prestável a responder, mas não da forma que eu desejava: por ser um modelo já bastante antigo, disseram-me que já não têm esses carregadores, em alternativa disponibilizando-me um cupão de desconto para comprar uma escova de dentes mais recente.
É certo que desde o modelo que uso, a marca aprendeu e evoluiu, agora usando carregadores wireless que serão de maior longevidade e imunes a "pinos encravados", mas ainda assim não consigo deixar de ficar bastante triste/incomodado pela perspectivas de ficar com uma escova eléctrica "não-funcional" pelo simples motivo de não encontrar um carregador adequado (nesta fase estou em processo de "operação cirúrgica" ao carregador, e em último caso recorrerei a uma solução à MacGyver para encostar os pinos aos contactos). Mas é algo que garantidamente irei ter em conta para a compra de novos produtos de agora em diante; e por via das dúvidas, a escova Oclean baratucha que comprei como backup e para as viagens, tem efectivamente uma ficha USB-C, pelo que não passarei pelo mesmo problema.

2 comentários:

  1. A ficha USB-C da escova Oclean baratucha que compraste como backup e para as viagens também pode oxidar e deixar de fazer contacto (refiro à parte fêmea que está na própria escova, sempre muito mais sujeita a humidades).

    ResponderEliminar