2024/07/10

Signal para macOS permitia roubo de mensagens

O Signal, serviço tradicionalmente associado à segurança e privacidade, deixava os utilizadores da app macOS completamente expostos a roubo de mensagens e da chave de encriptação.

O Signal é um dos serviços de referência a nível de comunicações seguras, tendo sido um dos primeiros a promover as vantagens da encriptação end-to-end (E2E) como forma de proteger os utilizadores. Apesar disso, nos últimos dias teve uma postura bastante infeliz face a uma vulnerabilidade que, na verdade, já era conhecida há anos.

Nos últimos dias foi revelado que, com a app Signal para macOS, qualquer pessoa ou processo malicioso podia simplesmente copiar toda a pasta da app para outro computador e, dessa forma, ficar automaticamente com acesso a todas as mensagens da potencial vítima, incluindo receber as novas mensagens que lhe eram enviadas, e até à chave de encriptação. Isto tornava-se ainda mais difícil de perceber uma vez que o macOS permite que as apps tenham a sua secção de armazenamento isolada, de modo a que não seja acessível a outros processos (sem autorização), e também uma zona segura para guardar coisas como as chaves de encriptação.
Depressa se descobriu que o Signal não considerava isto uma vulnerabilidade, sendo uma falha que até já tinha sido reportada em 2018. Mas apesar das tentativas de minimizar a questão, dizendo que quando um processo malicioso tem acesso ao sistema, já existem muitos outros vectores de risco, a verdade é que não ficava nada bem para um serviço que promove a segurança e privacidade, não seguir as regras básicas de segurança para dificultar a vida a potenciais atacantes. Também não ficou bem visto que fossem apagados vários posts a falar deste assunto no Reddit. Mas por fim, passados vários dias e com a situação a ganhar visibilidade, o Signal lá cedeu e disse que iria corrigir esta situação.
É difícil compreender esta posição por parte dos responsáveis do Signal, que parecem ter feito esta correcção contrariados e apenas para tentar silenciar o assunto. Embora seja certo que as apps mobile não sofrem deste mal, a postura perante este incidente poderá ser suficiente para abalar a confiança que os utilizadores têm no serviço. Afinal, se só se preocuparem em corrigir falhas básicas se estas gerarem suficiente polémica pública que os obrigue a isso, o que pode imaginar que se passe com outros casos que tenham conseguido silenciar (não esquecendo que esta falha já tinha sido reportada em 2018, sem que houvesse qualquer acção).


Actualização: A atitude da Signal face a este incidente foi tão má, que os investigadores dizem que cortaram completamente as relações, não investigando ou reportando quaisquer bugs referentes ao Signal.


Actualização 2: Apesar de dizer que ia corrigir o assunto, as semanas vão passando e o Signal continua sem fazer qualquer referência a isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)