A maioria dos serviços na internet não apresenta grandes entraves na criação da conta de novos utilizadores, até porque normalmente convém que possam dizer que têm o maior número possível de utilizadores, mesmo que parte significativa deles sejam contas de utilizadores falsos, os chamados "bots". Quando se trata de serviços mais sensíveis ou com maior preocupação com as questões de segurança, o processo de criar conta pode começar a exigir que o utilizador apareça à frente da câmara e mostre o seu rosto. Mas, isso é algo que já não oferece qualquer garantia de segurança.
Existem sites que vendem colecções de rostos para criação de contas falsas, não só com fotos mas também com vídeos em que movem a cabeça para um lado e para o outro, ou em que até mostram um pedaço de papel em branco no qual o sistema poderá adicionar informação adicional que seja pedida pelo site (alguns sites pedem para se escrever a data actual, ou o nome, etc.) O mais curioso é que estes rostos são mesmo de pessoas reais, umas que terão vendido esta sua imagem sem terem noção para aquilo que poderia ser usado, outras conscientes daquilo em que se estariam a meter.
O mais assustador é que, com as tecnologias AI já existentes, é cada vez mais fácil não só criar imagens de rostos inexistentes, como também pegar numa qualquer foto ou vídeo de um rosto existente e transformá-la num vídeo em que o rosto se movimenta da forma que se desejar.
Isto significa que toda e qualquer pessoa que tenha uma foto com o seu rosto na internet se arrisca a poder vê-lo usado para a criação de contas falsas. Facilmente se pode imaginar como este tipo de coisas poderá complicar imensamente os casos de roubo de identidade, já que os serviços afectados podem defender-se dizendo que "foi mesmo a pessoa" que criou a conta, tendo o vídeo para o provar.With LivePortrait you can just perform what you want the character on the screen to do. This clip is using cc0 footage from Pexels, but you can do this with all the AnimateDiff / Gen3 / Luma / Pika etc clips you've already made as well! pic.twitter.com/y2fLoC5183
— Purz.xyz (@PurzBeats) July 14, 2024
A conclusão é a de que o rosto, em foto, ou vídeo, já não deverá ser usado como garantia absoluta da identidade de uma pessoa, e será melhor que os serviços que usam esses sistema de validação façam as devidas actualizações para se protegerem contra as potencialidades destas novas ferramentas.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)