Aceder a passwords e favoritos no Chrome deixará de necessitar do modo de sincronização, bastando o login na conta Google.
A Google vai facilitar o acesso às suas palavras-passe, marcadores e endereços guardados no Chrome, para tal bastando que se inicie sessão na conta Google no browser. Esta alteração elimina a necessidade de activar a sincronização do Chrome, que até agora era necessária, e replica a funcionalidade já lançada no iOS para o Chrome em Android e desktops.
Depois de iniciar sessão, os utilizadores terão uma experiência de navegação mais personalizada, incluindo a capacidade de enviar separadores entre dispositivos e usar as passwords guardadas de forma integrada. No entanto, a Google refere que iniciar sessão no Chrome é opcional, e os utilizadores que preferirem não associar os seus dados de navegação à conta Google podem optar por não iniciar sessão. Além disso, guardar o histórico de navegação e separadores abertos na conta Google exigirá consentimento adicional.
A medida vem facilitar a vida aos utilizadores que usam o Chrome em múltiplas plataformas e dispositivos, e que podiam nem ter conhecimento de que isto era possível (através da sincronização). Por outro lado, não se pode deixar de considerar que esta medida poderá servir para combater o uso de serviços concorrentes, como gestores de passwords. Afinal, se o Chrome já guardar e preencher as passwords, muitos nem sentirão necessidade de procurar alternativa. Por outro lado, o Chrome ainda tem uma grande problema pela frente, já que se prepara para bloquear o uso de adblockers, que poderá tornar-se na "gota de água" para que alguns utilizadores se mudem para browsers alternativos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Carlos, por favor, quando sair a atualização do Chrome que bloqueia o funcionamento do uBlock Origin, publica um artigo com alerta bem claro de que esse dia chegou.
ResponderEliminarAndo adiando as atualizações do Chrome devido a esse receio...