2024/08/21

GPT-4o ganha fine tuning

A OpenAI passa a permitir o treino específico ("fine tuning") do modelo GPT-4o para resultados mais afinados para cada um.

A OpenAI anunciou que o GPT-4o, a versão mais eficiente e económica do poderoso modelo GPT-4, pode agora também ser afinado para melhor se ajustar às necessidades de cada utilizador. Embora o GPT-4o seja imensamente versátil e treinado com uma vasta quantidade de dados da internet, os seus resultados podem não corresponder ao tom ou estilo que se pretende. Em vez de tentar resolver isso com pedidos mais elaborados e específicos, a solução ideal é treinar o modelo dando-lhe exemplos concretos do que se pretende.

Este "fine tuning" é um processo de afinação que melhora o comportamento de um modelo AI de forma simples, sem necessidade de grandes conhecimentos técnicos. Bastam algumas dezenas de exemplos para alterar significativamente o tom e a precisão das respostas do GPT-4o, alinhando-o melhor com as necessidades do projecto ou objectivo. Por exemplo, no caso de um chatbot, podemos dar-lhe alguns exemplos de perguntas e respostas, para que ele tente replicar o tom e estilo de conversa utilizado.

Para incentivar os utilizadores a experimentar esta funcionalidade, a OpenAI está a oferecer 1 milhão de tokens de treino gratuitamente até 23 de Setembro. Após essa data, o ajuste fino custará $25 por milhão de tokens, com custos adicionais para a utilização do modelo ajustado. A OpenAI também disponibiliza documentação detalhada para guiar os utilizadores no processo de ajuste fino.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)