A mais recente versão Halide 2.15 permite captar fotografias sem qualquer processamento nos iPhones.
Embora possa passar despercebido à maioria das pessoas, o acto de captar uma fotografia num smartphone já não se limita a simplesmente apresentar uma imagem tal como é captada pelo sensor de imagem. Existe toda uma série de passos e processamento adicional, que pode envolver a captura de múltiplas imagens, com diferentes exposições, combinação das mesmas, aplicação de filtros, correcção da distorção das lentes, e até processamento AI - que nalguns casos até pode resultar na substituição das imagens.
Agora, a app Halide dá um passo em sentido contrário, com o seu novo "Process Zero", que promete dar aos utilizadores as fotos tal como são captadas pelo sensor, sem qualquer processamento adicional (além da correcção de cor e exposição).
É um verdadeiro "regresso às origens" que pode ajudar a ver o quanto a fotografia digital mudou nos últimos anos, e talvez dar mais valor a tudo o que é feito nos bastidores para tentar fazer com que as fotografias sejam o mais próximo possível daquilo que os utilizadores esperam.
A única parte negativa é que a app Halide faz parte do grupo de apps que se converteu à modalidade de subscrição - embora também ofereça um pagamento único vitalício para quem acreditar nessas coisas (no passado já vimos apps "vitalícias" que depois mudam de nome para uma nova versão, deixando os clientes vitalícios encravados na versão antiga).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)