2024/08/15

Sonos considera voltar à app antiga

Enfrentando uma chuva de críticas sobre a sua nova app, a Sonos considera até poder regressar à app anterior enquanto resolve os problemas.

A Sonos está a tornar-se no exemplo perfeito de uma situação que infelizmente se tem tornado cada vez mais comum: a de usar os clientes como beta testers, fazendo-os suportar toda uma série de produtos e serviços inacabados e com problemas, com a eterna expectativa de que tudo será resolvido, eventualmente, por intermédio de actualizaçóes.

Apesar de não ser um problema exclusivo da Sonos, esta acaba por ser ver numa indesejada posição de destaque, depois de ter forçado os utilizadores a mudar-se para uma nova app completamente resenhada em Março, que não disponibilizava todas as funcionalidades a que os utilizadores tinham acesso na versão anterior, e que mesmo após meses de sofrimento, continua a causar grandes frustrações nos utilizadores. Os problemas são de tal ordem que a Sonos já decidiu adiar o lançamento de novas colunas e, perante as queixas dos clientes de longa data que se vão fartando e ameaçam nunca mais comprar os seus produtos, até está a considerar relançar a app anterior.

Mas as coisas não serão tão simples, pois agora os utilizadores ficam num estado indeterminado, em que nem a app antiga terá algumas das novas funcionalidades (que dependem muito mais de serviços na cloud) nem a app nova terá os problemas resolvidos a curto ou médio prazo.

Resta esperar que o caso sirva de exemplo de como não se devem tratar os clientes, e de que há limites para o nível de "beta testing" que estão dispostos a suportar.


Actualização: O CEO já veio dizer que afinal será impossível regressar à app antiga.

2 comentários:

  1. Desde que lançaram a nova app Tive vários meses sem poder actualizar o firmware das minhas colunas, as colunas eram detectadas mas a actualização falhava sempre.

    ResponderEliminar
  2. Uma vez que não disponho de altifalantes modernos, sempre me mantive na S1 e verifico que afinal foi uma aposta ganha.

    Mas o que me vem preocupando com a SONOS é o facto de terem despedido uma remessa valente de pessoal nos últimos dias, o que pode significar problemas económicos internos.

    Se a empresa falir, como ficarão os altifalantes?

    Neste caso, preferia que o protocolo e todos os pacotes de software usados tivessem como base, código aberto.

    ResponderEliminar