2024/08/20

Notícias do dia

Jogo Black Myth: Wukong fica hoje disponível; análise ao Google Pixel 8a; Nvidia G-Sync dispensa módulo de hardware dedicado e fica mais fácil de ser aplicado nos monitores; Apple Intelligence vai beneficiar notificações no Apple Watch; e Android TV 14 recupera Picture-in-Picture mas com demasiadas limitações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Pixel 9 Pro XL só aguenta poucos minutos à velocidade máxima

Relembrando o panorama actual nos smartphones, o recém lançado Pixel 9 Pro XL só consegue funcionar durante poucos minutos no nível de desempenho máximo, antes da temperatura excessiva obrigar a reduzir o desempenho para cerca de 50%.
Ainda recentemente falamos de uma "ventoinha" para chips com apenas 1mm de espessura, e parece ser inevitável que se comece a usar essas soluções para sustentar o aumento do desempenho nos chips dos dispositivos móveis (ou começar a usar smartphones com luvas de forno para resistir a smartphones literalmente escaldantes).


Nvidia lança RTX 4070 com GDDR6

A Nvidia lançou uma nova versão da RTX 4070 mas agora com memória GDDR6 em vez da mais rápida GDDR6x da versão normal.

Apesar de ser memória mais lenta, a Nvidia diz que esta RTX 4070 com GDDR6 mantém o mesmo nível de desempenho que os modelos com GDDR6x, o que não deixa de ser algo estranho. Mas, sem dúvida que veremos essa promessa ser posta à prova assim que a placa ficar disponível, e veremos que diferença a troca da memória terá.


Apple Podcasts disponível na web

A Apple parece estar a dar mais valor à facilidade de acesso global, e passa a disponibilizar o Apple Podcasts na web (podcasts.apple.com).

A medida vem beneficiar os utilizadores com iPhones que queiram continuar a ouvir os seus podcasts num computador Windows, mantendo os seus podcasts devidamente sincronizados independentemente da plataforma utilizada. Recentemente, a Apple também lançou o Apple Maps na web, parecendo estar numa fase oposta há que, durante anos, manteve muito dos seus serviços de acesso execlusivo nos seus próprios dispositivos.


Trump abraça imagens falsas AI para propaganda política

Depois dos candidatos políticos terem que se preocupar com a disseminação de imagens falsas geradas por AI, chega-se a um ponto em que os vemos a utilizar abertamente essas mesmas imagens nas suas campanhas.

Donald Trump tem usado imagens falsas a demonizar a sua oponente Kamala Harris, e também um pseudo-apoio (falso) de Taylor Swift e suas fãs à sua candidatura. É certo que este senhor já tem longa tradição de tentar redefinir o significado das palavras, pelo que não será grande surpresa que agora se divirta a criar imagens falsas que ilustrem a sua narrativa.

Parece que o "IA" em "Demagogia" acaba por se revelar bastante mais profético do que se podia prever.


Curtas do dia

Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Apesar de ser disponibilizado em CD-ROM, o Windows 95 também podia ser fornecido em 13 disquetes de 3.5" - que passaram para 26 disquetes com a versão OSR 2.1

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)