A Samsung está a recolher mais de um milhão de fogões eléctricos nos EUA após centenas de relatos de incêndios que resultaram em ferimentos e até na morte de animais de estimação.
A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) anunciou que a recolha afecta 1,1 milhões de fogões eléctricos Samsung Slide-in vendidos entre 2013 e 2024. O recall está relacionado com um defeito de design onde os botões frontais dos fogões podem ser activados acidentalmente, representando um risco significativo de incêndio. A CPSC relata que desde 2013, a Samsung recebeu mais de 300 relatórios de activação não intencional destes equipamentos, resultando em cerca de 250 incêndios. Estes incidentes causaram pelo menos 40 ferimentos e danos significativos em propriedades, com alguns incêndios a resultarem na morte de animais de estimação.
Para resolver este problema, a Samsung está a oferecer gratuitamente trancas e coberturas para os botões, para evitar a sua activação acidental, e adoptou novos "botões de precisão" que requerem um movimento de pinça para operar, acrescentando uma camada extra de segurança.
Apesar destas medidas, a CPSC aconselha os consumidores a manterem-se vigilantes, mantendo crianças e animais de estimação afastados destes fogões, verificando se os botões estão desligados antes de sair de casa e evitando deixar objectos no seu interior. A Samsung está a incentivar os clientes afectados a solicitar os kits de segurança gratuitos. Além disso, relembra que os modelos com WiFi podem ser monitorizados através da aplicação Samsung SmartThings para maior segurança.
Este não é um caso isolado, sendo que os botões frontais em fornos, placas e fogões, a gás e eléctricos, têm sido associados a numerosos incêndios devido à sua activação acidental. A CPSC tem trabalhado com os fabricantes no sentido de melhorar os padrões de segurança para estes produtos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)