A cápsula Starliner da Boeing aterrou com sucesso no deserto do Novo México, após ter ficado "encravada" na ISS durante vários meses. Embora o módulo tenha aterrado em segurança, a tripulação de dois astronautas permanece a bordo da Estação Espacial Internacional. Originalmente, os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams deveriam regressar na Starliner, mas a NASA adiou o regresso devido a preocupações com o sistema de propulsão da nave.
Apesar das preocupações, a Starliner conseguiu afastar-se da porta de acoplagem da ISS antes de acionar os seus propulsores para a reentrada na atmosfera e posterior aterragem, assistida por paraquedas e airbags. Os astronautas Wilmore e Williams só regressarão à Terra em 2025, numa cápsula Crew Dragon da rival SpaceX.
O voo de teste enfrentou vários problemas técnicos, incluindo falhas nos propulsores e fugas de hélio. Embora os problemas tenham sido geridos, a NASA considerou arriscado trazer os astronautas de volta na Starliner. Ainda assim, a nave conseguiu cumprir a maior parte dos seus objectivos, marcando um passo importante no seu desenvolvimento.The #Starliner spacecraft is back on Earth.
— NASA Commercial Crew (@Commercial_Crew) September 7, 2024
At 12:01am ET Sept. 7, @BoeingSpace’s uncrewed Starliner spacecraft landed in White Sands Space Harbor, New Mexico. pic.twitter.com/vTYvgPONVc
Embora a NASA diga que continua comprometida com o programa Starliner, que decorre há cerca de uma década, os problemas deste lançamento têm gerado bastantes dúvidas quanto à sua continuidade. Por agora a NASA diz que irá cumprir com o que foi acordado, usando a Starliner para três missões, mas deixando um futuro incerto para missões posteriores.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)