2024/10/22

Actualização para Android 15 está a bloquear os Pixel 6

A actualização para o Android 15 é bastante desejada pelos utilizadores, mas quem tiver um Pixel 6 poderá preferir adiar a instalação pois há relatos de que está a bloquear alguns equipamentos tornando-os completamente inutilizáveis.

O Pixel 6 já teve problemas com actualizações anteriores. No ano passado, alguns utilizadores ficaram sem acesso ao armazenamento após a actualização para o Android 14, e no início deste ano, as reposições de fábrica deixaram muitos dispositivos Pixel 6 inoperacionais. Desta vez, parece que o problema é ainda mais grave, com utilizadores a reportarem que os seus dispositivos ficaram completamente bloqueados após a instalação do Android 15.

Os utilizadores não conseguem reactivar os telemóveis através dos métodos habituais, como pressionar os botões de Ligar e Volume em simultâneo ou conectá-los a um computador. A causa ainda não está clara, alguns utilizadores no Reddit sugeriram que o problema pode estar ligado à funcionalidade Private Space - com o smartphone a ter ficado bloqueado depois de ter tentado abrir uma app no Private Space - mas entretanto outros já disseram que os seus Pixel 6 ficaram bloqueados subitamente durante o uso normal; pelo que não há ainda uma explicação definitiva. Por isso, será preferível não arriscar e aguardar mais algum tempo até fazer a actualização nos Pixel 6 até que a Google forneça mais informações ou uma correcção.

Importa relembrar que, apesar da maioria das pessoas tratar as actualizações como algo que se faz de forma despreocupada, toda e qualquer actualização, especialmente no caso de actualizações de sistema, é uma operação de risco que pode não correr tão bem quanto se desejaria. Tendo em conta a crescente tendência de tudo ser lançado à pressa e com bugs, isto pode resultar em casos como estes, em que a boa disposição da expectativa de ter acesso às novidades do novo sistema rapidamente se pode tornar numa frustrante experiência de ficar com um smartphone inutilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)