2024/10/22

Qualcomm revela Snapdragon 8 Elite com cores Oryon

A Qualcomm apresentou oficialmente o seu mais recente processador topo de gama, o Snapdragon 8 Elite, que vai equipar a próxima geração de smartphones Android.

Este novo chip estreia os novos core Oryon numa estrutura de oito núcleos, com dois núcleos "Prime" de alto desempenho a 4.32 GHz e seis núcleos "Performance" adicionais a 3.53 GHz, assistidos por uma cache L2 de 24 MB e suporte para RAM LPDDR5X a 5.300 MHz, e prometendo grande salto evolutivo no desempenho - como já era antecipado por alguns benchmarks não oficiais.
O Snapdragon 8 Elite é fabricado no processo de 3nm da TSMC, oferecendo um aumento de 45% no desempenho da CPU e uma melhoria de 44% na eficiência energética em relação ao modelo anterior. No lado gráfico, o GPU Adreno oferece um aumento de 40% no desempenho, maior eficiência energética e melhorias na performance de ray-tracing. O chip também suporta o mais Unreal Engine 5.3 e o sistema de geometria Nanite, sendo o primeiro processador móvel a trazer estas funcionalidades para smartphones.
No campo da AI, a Qualcomm melhorou a unidade de processamento neural (NPU) Hexagon, que agora executa tarefas AI 45% mais rápidas e com maior eficiência energética. Isto faz parte do motor AI da Qualcomm, que suporta a grandes e pequenos modelos multimodais. Além disso, o processamento de imagem foi melhorado, com HDR, autofocus mais eficiente e novas funcionalidades como eliminação de objectos em fotos e vídeos, e tons de pele mais naturais.

A conectividade também foi reforçada com o modem Snapdragon X80 5G, que agora suporta até 10 Gbps de velocidade de download e 3.5 Gbps de upload. É também o primeiro modem a suportar WiFi 7, Bluetooth 5.4 e Ultra Wideband, tudo num único chip de 6 nm. O Snapdragon 8 Elite vai equipar os próximos smartphones topo de gama de marcas como Samsung, Xiaomi, Oppo e OnePlus, que começarão a chegar ao mercado já nas próximas semanas.

1 comentário: