2024/10/12

Como o jogo Ghostbusters guardava o dinheiro dos jogadores sem "save games"

O jogo Ghostbusters de 1984 usava uma técnica curiosa para permitir que os jogadores mantivessem o dinheiro acumulado nas sessões anteriores, sem save games.

Hoje em dia está implícito que qualquer jogo permita guardar o estado actual do jogo, ao ponto de até se achar estranho se não disponibilizar uma função de "save game". Mas, recuem-se algumas décadas, até ao tempo em que o método mais comum de carregar um jogo era a partir de uma cassete, e isso era algo inexistente. No entanto, havia jogos que usavam técnicas diferentes para evitar que os jogadores tivessem que recomeçar do zero a cada nova partida.

No jogo Ghostbusters de 1984, criado por David Crane, uma época em que bastava um par de pessoas e algumas semanas de trabalho para criar um jogo "blockbuster" - ao contrário do que acontece actualmente, com projectos com centenas de pessoas que demoram anos e custam milhões de euros - os jogadores podiam simplesmente introduzir o seu nome e um código dado pelo jogo, para que voltassem a ter o dinheiro que tinham acumulado. No entanto, um jogador que tentasse usar o código de outra pessoa, ou tentasse introduzir números à sorte, não ficava com o seu dinheiro.

O seguinte vídeo recua até esses tempos e mostra-nos como esse sistema funcionava - sendo que, obviamente, não era através de transmissões via satélite ou por artes mágicas, como algumas crianças dessa época poderiam teorizar na altura. :)


Para qualquer pessoa familiarizada com princípios de programação, a resposta era mais que sabida, com o valor a guardar a estar codificado no código que se introduzia. No entanto, e para evitar abusos, como tentar usar o código de outras pessoas, ou introduzir números à sorte com a expectativa de ficar com dinheiro ilimitado, esse código estava codificado com o nome do jogador a servir como método de validação, dificultando essas tentativas. Mas agora, conhecendo-se o método utilizado, não é difícil usar o sistema e criar códigos com o valor desejado para qualquer nome que se queira, permitindo retomar o jogo original como "milionário" e todo o dinheiro à disposição.

Podem usar o nome AA,DM e o código 31662546 para ficarem com o dinheiro máximo no Ghostbusters C64.

1 comentário:

  1. "
    No jogo Ghostbusters de 1984, criado por David Crane, uma época em que bastava um par de pessoas e algumas semanas de trabalho para criar um jogo "blockbuster"
    "
    Não é bem assim. Existiam centenas de outras dificuldades que tinham de ser ultrapassadas na época, e não era com duas pessoas e umas semanas que se fazia um jogo para as plataformas existentes na época.
    Essa frase diminui um pouco as capacidades e empenho que se tinha de colocar á época para elaboração de qualquer projecto desta natureza.

    ResponderEliminar