2024/10/24

iOS 18.2 com mais serviços "default" e eliminação de apps do sistema

Para acomodar as exigências europeias, o iOS 18.2 deixa os utilizadores escolherem apps alternativas para as funções base do sistema, e eliminar as apps da Apple.

Enquanto se aguarda a chegada iminente do iOS 18.1, que marcará o início do arranque da era "Apple Intelligence" com umas modestas funcionalidades AI, já se começam a ver as novidades que chegarão na versão seguinte com o iOS 18.2.

O iOS 18.2, que deverá chegar antes do final do ano, inclui mais algumas capacidades AI (como a integração com ChatGPT, geração de imagens, etc.), vem também dar maior controlo aos utilizadores quanto à forma como usam os seus iPhones. Depois de se poder ter escolhido um browser alternativo para se usar como browser pré-definido, o iOS 18.2 expande essa mesma capacidade a mais serviços, que incluem:
  • Email
  • Messaging
  • Calling
  • Call Filtering
  • Browser App
  • Passwords & Codes
  • Keyboards
Adicionalmente, os utilizadores podem até eliminar apps do sistema, como a app da Câmara ou até a própria App Store. Sendo também possível reinstalá-las posteriormente através de uma secção "App Installation" nos Settings (e não, os Settings não se podem apagar).

Ainda por esclarecer está a eventual chegada dos serviços Apple Intelligence à UE. Tendo em conta as (ainda básicas) funcionalidades AI que têm começado a ser disponibilizados, isso é algo que nesta fase parece estar a ser feito mais como forma de pressionar a UE a reduzir a pressão legislativa sobre a Apple, ou como forma de evitar a sobrecarga dos serviços AI, do propriamente devido a preocupações com as restrições europeias no uso e partilha de dados privados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)