2024/10/15

Notícias do dia

Morreu Ward Christensen - inventor das BBS; NASA lança Europa Clipper para explorar a lua gelada de Júpiter; DJI Air 3S detecta obstáculos à noite; Tiny Glade cria casas e castelos sem limites; FIDO facilita transferência de Passkeys entre apps; e Chrome bloqueou uBlock Origin - mas recuou - por agora.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

iPhone SE 4 abandona Home Button

Parecem já estar estabilizadas as características para a próxima geração iPhone SE 4. Este iPhone marcará o adeus ao Touch ID e adopção do Face ID com ecrã "full-screen" em toda a gama de iPhones, e virá com ecrã OLED de 6.1", chip A18 como a geração iPhone 16 (com acesso às funcionalidades AI), bateria de maior capacidade, câmara traseira de 48 MP, e Action Button (mas não o botão dedicado da câmara dos iPhone 16). O preço deverá situar-se nos $499.
Este iPhone também deverá estrear o uso de um modem 5G da própria Apple, dando um importante passo no sentido da Apple deixar de depender da Qualcomm para essa funcionalidade.


Spotify faz chegar vídeos a mais 85 países

Os clientes do Spotify estão há anos a pedir um modo de música de maior qualidade, que o Spotify diz que está continuamente "para breve", mas em vez disso continua a lançar coisas que os utilizadores poderiam dispensar: os vídeos.

Depois de ter lançado os vídeos em alguns países, o Spotify expande essa funcionalidade a mais 85 países. Estes vídeos só ficam disponíveis para os clientes pagantes do Spotify, pelo que os utilizadores gratuitos terão que fazer aquilo que provavelmente já fazem quando querem ver o vídeo de uma música: dar um salto ao YouTube.

Recentemente o Spotify lançou uma funcionalidade bastante mais interessante, que permite ouvir música mesmo quando se perde a ligação à internet.


iPhone 18 com chip de 2nm e 12 GB de RAM

Olhando aos rumores a mais longo prazo referente aos iPhones, espera-se que a Apple recorra aos chips A20, produzidos em processo de 2nm e com 12 GB de RAM, para equipar os iPhone 18 em 2026.

A Apple sempre usou "pouca" RAM nos iPhones, comparativamente aos smartphones Android topo de gama, coisa que só começou a mudar este ano com o recurso a 8 GB de RAM devido às funcionalidades AI. Para o próximo ano espera-se que a Apple aplique 12 GB de RAM nos iPhone 17 Pro, ficando em linha com este rumor de que poderia aplicar esses 12 GB em toda a gama no ano seguinte. No entanto, é também possível que apenas os chips dos iPhone 18 Pro sejam de 2nm, com os dos iPhone 18 "normais" a poderem manter um processo de 3nm por motivos económicos.

Ainda estamos bastante distantes de tudo isto, e ainda teremos muitos rumores pela frente a propósito dos iPhone 17 do próximo ano.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Netflix foi fundada em 1997, na altura focando-se na venda e aluguer de DVDs enviados pelo correio - evitando a necessidade de deslocação a um videoclube.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)