A Tesla dá mais um salto a nível de fazer os carregamentos nos postos Supercharger o mais rapidamente possível. A nova geração de postos Supercharger V4 permite fornecer até 500 kW a automóveis - que nesta altura apenas poderá ser aproveitado pelo Cybertruck, com os demais modelos S, 3, X, e Y, a carregarem até 250 kW (tal como nos postos V3) - e estando preparado para arquitecturas de 400 V a 1000 V. No Semi, o carregamento pode ser feito a 1.2 MW.
A estrutura foi simplificada, com cada "armário" a suportar 8 postos de carregamento directamente (o dobro da geração anterior), simplificando o tempo e custo de instalação. A eficiência também foi melhorada em 2%, o que pode parecer insignificante mas representará poupanças de GWh por ano a nível de toda a rede Supercharger.
— Tesla Charging (@TeslaCharging) November 14, 2024
Apesar dos carregamentos de 500 kW, a Tesla refere que, durante o uso típico esperado, cada Supercharger V4 deverá usar menos de 1 MW para manter a potência máxima de carregamento nos 8 postos, durante 99% do tempo. Algo que faz sentido tendo em conta as curvas de carregamento (onde a potência máxima é usada inicialmente e depois se reduz) e assumindo-se que os carros irão chegando de forma desfasada e não oito carros simultaneamente. Em velocidade de pico, o vídeo da Tesla mostra um Cybertruck a carregar a 1300 milhas por hora, ou seja, numa hora poderia carregar energia suficiente para percorrer mais de 2000 km (não que tenha bateria para isso, nem a potência de carregamento se iria manter assim durante uma hora).
Estes novos postos Supercharger V4 irão começar a ser instalados em 2025. Por cá, estamos mais interessados em saber como está o plano de abertura de novos postos Supercharger, alguns dos quais estão teoricamente prontos há meses, mas "encravados" devido à situação Mobi.E.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)