2025/02/16

Android 16 impede acesso a definições durante telefonemas

Para combater os ataques telefónicos, o Android 16 poderá limitar o acesso a definições críticas durante os telefonemas.

O Android 16 vai trazer uma nova funcionalidade de segurança que visa combater as fraudes telefónicas. O sistema vai bloquear alterações em definições críticas durante os telefonemas, como activar a instalação de apps de fontes desconhecidas ou dar acesso a funcionalidades de acessibilidade, duas permissões frequentemente usadas neste tipo de golpes para permitir a instalação de malware.

Descoberto na Beta 2 do Android 16, este novo sistema detecta quando um utilizador está numa chamada e impede a modificação destas permissões. Caso alguém tente activá-las, surge um aviso a explicar que estas acções são frequentemente usadas em ataques, alertando o utilizador para o risco. Esta medida pode evitar que as vítimas instalem, sem saber, apps maliciosas que permitem o acesso remoto ao dispositivo. Mesmo que a instalação de apps de fontes desconhecidas já esteja activada, o Android 16 também impedirá que sejam concedidas permissões de acessibilidade durante uma chamada. Este tipo de acesso permite que uma app tenha acesso ao conteúdo do ecrã e faça interacções em nome do utilizador (como clicar botões), o que pode ser explorado para roubar dados sensíveis.
A Google também tem trabalhado no sentido de identificar e alertar para os próprios telefonemas de fraudes e burlas, coisa que se poderá tornar cada vez mais eficiente à medida que se forem tendo modelos AI capazes de funcionar localmente em tempo real, analisando os conteúdos dos telefonemas. Mas, neste caso, estamos perante uma medida bem mais simples, que nem sequer levanta questões de privacidade como a análise dos telefonemas, para proteger os utilizadores mais vulneráveis a este tipo de ataques.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)