Google lança Gemini Code Assist gratuito para todos; ChatGPT ganha modo de voz GPT-4o mini na versão gratuita; Framework lança mini-PC compacto; Samsung apresenta SSDs 9100 Pro com até 8TB e 15GB/s; Itália investiga Tesla, BYD e outros pelas autonomias anunciadas; e Google parece estar a limitar fluidez nos Pixel de demonstração para vender os Pixel Pro.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.
Qualcomm quer "8 anos" de actualizações Android
A Qualcomm está a promover os seus chips Snapdragon 8 e Snapdragon 7, prometendo a possibilidade de suporte por até "8 anos". Uma medida positiva mas que, na verdade, se traduz na prática por um suporte por sete anos, ao estilo do que a Google já oferece nos Pixel e Pixel 9, pois a Qualcomm contabiliza o ano de lançamento do smartphone, que não representa uma nova versão do sistema operativo.Ainda assim, seria sempre positivo que estes sete anos de actualizações de sistema se tornassem no standard entre todos os dispositivos Android, o que por agora ainda está longe de acontecer, sendo a "excepção" e não a "regra". Mas, esperemos que no futuro isso se possa inverter, e os sete anos de versões Android asseguradas se tornem no normal na plataforma Android.
Google facilita remoção de informação pessoal
A Google está a facilitar o processo de remover informação pessoal que esteja a aparecer nas pesquisas, como moradas, telefones, endereços de email, números de identificação, etc. Embora esse tipo de informação já pudesse ser removida através de pedidos de remoção feitos manualmente, o novo sistema permite que essa informação seja automaticamente removida sempre que for detectada.O único problema é que, para tal, será preciso fornecer toda essa informação à Google, disponibilizando a informação pessoal que se deseja que não apareça nos resultados das pesquisas. Algo que poderá parecer um pouco estranho, mas que se torna indispensável. A Google assegura que estes dados não são partilhados nem usados para qualquer outra função - e considerando que são dados que potencialmente já estarão na internet (levando à necessidade de serem removidos), o risco acaba por ser tecnicamente nulo.
OnePlus Watch 3 com versão mais pequena?
A OnePlus não vai lançar um novo dobrável este ano mas, em contrapartida, poderá finalmente fazer a vontade aos pedidos dos seus fãs e lançar o seu próximo smartwatch em dois tamanhos.Os rumores apontam para que o OnePlus Watch 3 poderá receber uma versão mais pequena, que seria do agrado de todos os que consideram o modelo actual demasiado grande. Quase certo é que, desta vez, não venha com o famoso erro "Meda in China" que tem dado que falar no lote de lançamento do Watch 3.
Amazon lança Alexa Plus com AI
Finalmente, a Amazon remodela a Alexa para a era AI, algo que já tardava em fazer, apresentando a Alexa+ (Alexa Plus). A nova versão é mais conversacional e pode entender e realizar operações de forma mais natural - mas por outro lado também serve para prender os utilizadores ainda mais no ecossistema Amazon.O acesso à Alexa Plus custa $19.99, o valor habitual que tem sido cobrado pelo acesso a muitos serviços AI, mas que a Amazon torna mais apetecível disponibilizando-o de forma integrada no seu serviço Amazon Prime. Considerando a pequena diferença de preço, e as demais vantagens do serviço Prime (para quem é cliente regular da Amazon), torna-se mais vantajoso optar pelo Amazon Prime, e ficar com acesso à Alexa+ sem pagar mais por isso.
Curtas do dia
- YouTube diz já ter 1B+ de pessoas a ver podcasts por mês
- Jeff Bezos dita opiniões permitidas no Washington Post
- Framework prepara portátil convertível de 12" com touchscreen
- DeepSeek lança processamento AI de baixo custo nas horas menos intensivas
Resumo da madrugada
- Carregador Baseus 65 W GaN a €22
- Framework lança mini-PC compacto
- Nothing Phone 3a terá "Essential Key"
- Xiaomi Watch S4 prestes a chegar à Europa
- Samsung apresenta SSDs 9100 Pro com até 8TB
- Google lança Gemini Code Assist gratuito para todos
- ChatGPT ganha modo de voz GPT-4o mini na versão gratuita
- Hub USB 3.0 Vkusra 7-portas com interruptores individuais a €24
- Itália investiga Tesla, BYD e outros pelas autonomias anunciadas
- Google limita fluidez nos Pixel de demonstração para vender os Pixel Pro?
Curiosidade do dia: Embora as origens dos LEDs remontem a 1927, só em 1961 foi criado o primeiro LED de luz visível (cor vermelha) que deu início à revolução nos sistemas de iluminação. Ao longo das décadas seguintes foram feitos avanços que nos foram trazendo LEDs amarelos, verdes, e por fim os "difíceis" LEDs azuis e UV.
Os jornais têm todos o seu critério editorial.
ResponderEliminarAcho que o Bezos está a tentar redefinir o publico do seu jornal, não vejo nada de errado com isso. Já que tudo cada vez está mais polarizado, talvez até surja mais espaço para outras publicações reorientarem as suas edições também.
Ferramentas como o GroundNews só promovem este efeito