2025/04/16

Notícias do dia

Figma persegue quem usar termo "Dev Mode"; Tesla lança actualização da Primavera 2025; ChatGPT ganha secção "Library" para imagens AI; Grok ganha "Canvas" para editar documentos e código; e Android com reboot automático após 3 dias sem desbloqueios para maior segurança.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB.

Uber prepara modo simplificado

A Uber parece estar consciente de que a sua app cresceu para níveis que se podem tornar demasiado confusos para algumas pessoas, e está a preparar um modo simplificado que apresentará apenas as funções essenciais.

É esperado que este modo simplificado seja semelhante ao que é apresentado na app Uber Lite que é disponibilizada em certos países. De qualquer forma, talvez não fosse má ideia focarem-se em fazer com que a app normal fosse de fácil utilização para todos, de modo a que não fosse necessário ter modos diferenciados para uso "normal" e "simples".


Vendas de carros eléctricos aumentam 29%

Apesar da quebra sentida por algumas marcas, a venda de carros eléctricos continua a aumentar, tendo-se registado uma subida de 29% a nível global no primeiro trimestre de 2025, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Isto representa um total de 4.1 milhões de unidades vendidas. A China lidera esta tendência, com um aumento de 36% nas vendas de EV este ano, atingindo quase um milhão de unidades em março. A Europa conseguiu um crescimento de 27% nos modelos 100% eléctricos, ficando à frente da América do Norte, que se ficou por um aumento de 16% (e que vive um cenário mais complicado por conta da aplicação das tarifas).


Hyundai cria baterias com sistema anti-fogo

A Hyundai Mobis revelou um sistema de bateria para veículos eléctricos com um extintor integrado, que visa dare resposta aos problemas do "thermal runaway" que podem provocar incêndios em caso de baterias defeituosas. Esta tecnologia detecta células que atinjam temperaturas anormalmente elevada, pulverizando um agente químico ecológico que arrefece, isola e impede a propagação do calor para outras células da bateria, evitando incêndios ou explosões perigosas.

Esta tecnologia supera as regulamentações de segurança na Europa, China e Índia, que exigem um tempo mínimo de cinco minutos no thermal runaway, para permitir a evacuação segura dos ocupantes antes de um veículo se poder incendiar nestes cenários. Embora, idealmente, no futuro se evolua para as baterias de estado sólido que estarão menos sujeita a estes problemas, não deixará de ser uma solução interessante para as baterias convencionais.


ADAC confirma maior fiabilidade dos eléctricos

É algo que já se esperaria, tendo em conta a simplificação mecânica dos carros eléctricos face aos carros a combustão, mas que agora fica validado com dados reais pela ADAC, o Cluber Automóvel Alemão: os veículos eléctricos são mais fiáveis que os veículos a combustão, com menor probabilidade de necessitarem de pedidos de assistência.

Ainda assim, e curiosamente, para os pedidos feitos, o problema mais comum é o mesmo que atormenta os carros a combustão: a bateria de 12V descarregada. Já era tempo dos carros eléctricos, com as suas imensas baterias, arranjarem forma de dispensar as baterias de 12 V tradicional.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um dos fundadores do Twitter foi Evan Williams, que também foi um dos criadores do Blogger (depois comprado pela Google) e do Medium.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)