As vendas da Tesla na Europa continuam em queda, fazendo com que a marca já nem consiga estar no top 10.
Apesar das vendas de carros eléctricos continuarem a crescer na Europa, nem todas as marcas estão a acompanhar a tendência. Em Abril, os registos de veículos totalmente eléctricos (BEV) subiram 28%, e os híbridos plug-in (PHEV) aumentaram 31%. No entanto, a Tesla viu as suas vendas caírem 49%(!) em comparação com o ano passado, ficando para trás numa altura em que praticamente todos os outros fabricantes estão a crescer.
O Model Y, que durante algum tempo foi o carro mais vendido na Europa, perdeu popularidade de forma significativa. No mês passado, as matrículas deste modelo caíram 53%, o que o fez descer para a 9ª posição na lista dos BEVs mais registados. O topo da tabela é agora dominado por marcas europeias e asiáticas, como a Volkswagen e Skoda, com modelos como o Elroq e ID.3 e o novo Kia EV3 a liderar as vendas. A nível de marcas, a Volkswagen foi quem mais vendeu eléctricos na Europa no último mês, com um crescimento de 61% e mais de 23 mil unidades vendidas. Já a Tesla caiu para o 11º lugar, com pouco mais de 7 mil unidades - uma quebra acentuada face ao domínio que tinha até há pouco tempo.
A ultrapassagem mais simbólica veio da BYD. O fabricante chinês, que ainda não entrou nos EUA devido a tarifas e restrições comerciais, está a ganhar terreno na Europa. Em Abril, vendeu mais BEVs do que a Tesla, com 7.231 registos. Embora a diferença seja pequena, é um momento marcante para o mercado europeu, sinalizando uma mudança clara no equilíbrio de forças entre as marcas tradicionais e os novos gigantes da mobilidade eléctrica.
2025/05/26
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)