2025/05/25

Xiaomi revela chip Xring O1

A Xiaomi seguiu o caminho de outros fabricantes e optou pela criação de um chip próprio, o Xiaomi Xring O1.

O novo processador Xring O1 da Xiaomi, usado no Xiaomi 15S Pro e no Xiaomi Pad 7 Ultra, não é apenas mais um chip com peças da ARM. Apesar de usar componentes familiares como os núcleos Cortex-X925 e GPU Immortalis-G925, este chip é altamente personalizado e fabricado com tecnologia de ponta no processo TSMC N3E, o mesmo do Dimensity 9400 da MediaTek.

O Xring O1 traz dois núcleos de alto desempenho Cortex-X925 (em vez de apenas um), além de uma configuração inteligente de núcleos Cortex-A725 (quatro para performance e dois para eficiência), além de dois A520 como suporte. Esta combinação permite gerir o desempenho e o consumo energético de forma eficiente, superando o Dimensity 9400 em potência e eficiência energética, e ficando muito próximo do Snapdragon 8 Elite da Qualcomm.
Um dos destaques é a forma como a Xiaomi geriu a cache do chip: não existe System Level Cache (SLC), mas sim uma grande quantidade de cache L2 e L3 dedicada aos núcleos CPU, GPU e NPU. A NPU é um design próprio da Xiaomi, com seis núcleos e dimensões quase iguais ao CPU. O ISP também é de fabrico interno, representando a quarta geração desta tecnologia da marca.




Apesar do bom trabalho na CPU e NPU, o GPU consome mais energia do que o ideal, em parte devido à ausência de SLC. A utilização de um modem externo (MediaTek T800) também afecta a autonomia em standby. Ainda assim, este é um primeiro grande passo para a Xiaomi em direção a uma maior integração vertical, já tendo lançado o seu primeiro modem 4G com o chip Xring T1 no Xiaomi Watch S4. O 5G será o próximo desafio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)