2025/06/12

Estreia "Presença Invisível - A Dança da Matéria Escura" no Planetário do Porto CCV

Os fãs dos mistérios do Universo têm novo filme fascinante para ver no Planetário do Porto - CCV a partir deste sábado 14 de Junho.

Presença invisível – a Dança da Matéria Escura

Há uma presença invisível que sustenta o Universo. E agora pode vê-la… no Planetário do Porto – CCV.

Quando olhamos para o céu noturno, vemos estrelas — mas não vemos tudo. Na verdade, o que conseguimos observar representa apenas uma pequena fração do que existe. As galáxias movem-se mais depressa do que deveriam. A gravidade visível é insuficiente. Algo mais as segura. Invisível, mas real. Chamamos-lhe matéria escura.

É a partir deste mistério cósmico que nasce Presença Invisível – A Dança da Matéria Escura — um filme imersivo que une a sensibilidade da criação artística à profundidade da investigação científica sobre Matéria Escura.

Lançamos o convite e o desafio para mergulhar connosco nesta experiência sensorial para planetário, concebida em fulldome 360° com som surround, onde a procura da performer Leonor Keil se confunde com a procura do que não se vê – mas que molda o Universo.

🎬 Estreia do filme imersivo com 35 minutos
🗓 Sábado, 14 de junho de 2025 – 17h30
📍 Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
🎟 Entrada gratuita (sujeita à lotação da cúpula, sem reservas)

Esta sessão de estreia contará com a presença e apresentação dos criadores artísticos Leonor Keil e Paulo MilHomens e dos astrofísicos Jarle Brinchmann, Daniel Vaz e Tomás Lopes Moura envolvidos no projeto de investigação DarkMAGE.

Após a exibição, haverá um diálogo aberto com o público, continuando a procura das pontes possíveis entre desconhecido e o conhecido, invisível e visível e a arte e ciência.

Este filme resulta de uma colaboração rara entre ciência e arte, cruzando o trabalho do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, da performer Leonor Keil, do realizador Paulo MilHomens, e da equipa do Planetário do Porto – CCV, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)