2025/06/12

iOS 26 deixa apps acederem aos alarmes

Após quase 20 anos, a Apple dá aos developers forma de criarem alarmes como os que apenas eram possíveis na app de relógio do sistema.

O iOS 26 traz uma grande novidade para apps de alarmes e temporizadores: o novo AlarmKit, uma framework que permite aos programadores aceder às mesmas funcionalidades que a app Relógio da Apple. Isto significa que apps de terceiros passam a ter alarmes fiáveis, mesmo com o iPhone em modo Silêncio ou com um modo Foco activo.

Até agora, as apps usavam alertas sensíveis ao tempo ou, em alguns casos, alertas críticos (se aprovados pela Apple), mas havia várias limitações: os alarmes podiam falhar após uma reinicialização ou actualização, não havia acesso ao ecrã bloqueado ou à Dynamic Island, estavam limitados na quantidade, e as notificações eram fáceis de ignorar. Com o AlarmKit, tudo isso muda.
As novas apps poderão ter alarmes ilimitados, alarmes recorrentes, e alertas a ocupar o ecrã inteiro com botões de parar e adiar bem visíveis. Finalmente, as alternativas à app oficial da Apple deixam de ser soluções "inferiores" e tornam-se verdadeiras opções para quem quiser ter maior controlo.

A própria app Relógio da Apple também foi renovada no iOS 26. Os alarmes têm agora um relógio maior no ecrã e botões de adiar e parar mais acessíveis. E há uma nova opção muito pedida: agora os utilizadores têm liberdade para definir um tempo de snooze entre 1 e 15 minutos, em vez de estarem limitados aos 9 minutos fixos que a Apple tinha imposto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)