Só com a chegada do iOS 26 os utilizadores de iPhones ganham a capacidade de copiar parte de uma mensagem.
Após quase duas décadas, os iPhones vão finalmente dar aos utilizadores a possibilidade de seleccionar parte do texto numa mensagem. Numa rápida viagem às origens, há que recordar que o iPhone foi originalmente lançado sem sequer ter capacidade de "copy-paste" - algo que só chegou com o iPhone OS 3 em 2009, por altura do lançamento do iPhone 3GS. E desde então que, no que diz respeito às mensagens SMS e iMessage, a única opção disponível era a de copiar a mensagem na totalidade.
Era uma limitação frustrante, tendo em conta que frequentemente se podem ter partes de uma mensagem que interessa copiar, e que obrigava ao estanho ritual de ter que copiar a mensagem toda, colar num campo de texto para poder editar e escolher a parte que interessa, e fazer novamente o "copiar". Um ritual que bem que poderia figurar num sketch cómico dos Monty Phyton, isto se tivessem existido iPhones na sua época áurea.
Felizmente, com o iOS 26 a Apple opta por tratar as mensagens como texto, e dá aos utilizadores a opção de poder seleccionar parte da mensagem para copiar.
Resta-nos aguardar com ansiedade pelas próximas revoluções deste estilo que poderão surgir daqui por mais 20 anos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Se eu fosse cliente, metia-lhes um processo pela ausência forçada de funcionalidade.
ResponderEliminarSe é cómico, talvez. Triste é certamente.
Seguindo a tradição da casa, isto é meritório de um anúncio com muita pompa e fogueteado. Uma enorme e revolucionária funcionalidade!
Não me pareceu anúncio com pompa e fogueteado... até pelo último parágrafo... no entanto eu que nunca fui fanboy Apple, e que desde há muito tempo estou no ambiente Android dou por mim a constatar que também aqui não se podem seleccionar partes das SMS's para copiar.. pelo que até que isto pode ser algo imponente e a copiar :)
EliminarEstava a referir-me a um hipotético anúncio (com pompa e circunstância) por parte da marca, não ao exposto no artigo.
EliminarDe resto, muito à semelhança das "inovações", "exclusividades" ou até "fantásticas evoluções" habitualmente proclamadas e "nunca antes vistas" que sempre nos fazem rir na badalada apresentação de Setembro.
Sem dúvida que, se for referido num evento ao vivo da Apple, teremos a audiência toda a aplaudir com grande entusiasmo - esquecendo-se que isso deveria ser algo comum e standard para todo e qualquer conteúdo de texto.
Eliminar(E sim, neste caso o Android não pode gozar, pois também é algo que devia ter implementado desde o início e não tem)