Utilizadores com iPhones e iPads mais antigos deixam de ter acesso às apps do YouTube e WhatsApp.
A mais recente actualização da app do YouTube para iOS passou a exigir o iOS 16 ou superior, deixando de fora os iPhones mais antigos. Entre os dispositivos afectados estão o iPhone 6s, 6s Plus, 7, 7 Plus e o iPhone SE de 1ª geração. Também o iPod touch (7.ª geração) perdeu acesso. No caso dos iPads, os modelos Air 2 e mini 4 deixam de ser compatíveis, já que a app requer agora o iPadOS 16. Quem tem estes dispositivos ainda pode aceder ao YouTube através do navegador, em m.youtube.com, embora a experiência esteja longe da app nativa, com funcionalidades limitadas.
E não é caso único, também o WhatsApp deixou de ser compatível com versões do iOS inferiores à 15.1, afectando modelos como os iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Desde 1 de Junho, utilizadores com esses iPhones deixaram de poder utilizar a versão mais recente da app, sendo necessário fazer o upgrade para um iPhone mais recente. A versão web continua disponível, mas com limitações face à app nativa. Para quem está a pensar mudar de iPhone, é possível fazer uma cópia de segurança das conversas e transferi-las para o novo equipamento. Em paralelo, o WhatsApp também ganhou recentemente uma versão nativa para iPad.
Apesar de ser sempre triste ver equipamentos que perdem o acesso a serviços, há a atenuante de que estamos a falar de dispositivos que foram lançados há cerca de uma década, o que é uma "eternidade" neste sector. Por outro lado, e numa sociedade que tanto diz preocupar-se com a sustentabilidade, deveria ficar assegurado que, a partir do momento que um produto electrónico perde o suporte oficial do fabricante, deveria disponibilizar formas de ficar aberto à comunidade, para que pudesse continuar a manter-se actualizado e útil, em vez de ir directamente para o caixote do lixo electrónico.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)