2025/07/22

Cloudflare começa a bloquear sites pirata no Reino Unido

A Cloudflare, que tradicionalmente se mantém neutra no acesso a todo o tipo de sites, passou a bloquear sites pirata no Reino Unido - numa medida que em breve poderá expandir-se a outros países.

A Cloudflare tornou-se no primeiro intermediário de internet, fora dos operadores de telecomunicações tradicionais, a bloquear sites piratas no Reino Unido. Utilizadores que tentam aceder a certos domínios vêem agora o aviso "Erro 451 - Indisponível por Motivos Legais". Embora os bloqueios normalmente sejam da responsabilidade dos operadores, a nova medida de Cloudflare, combinada com o uso de VPNs com servidores no Reino Unido, cria um novo obstáculo ao acesso a conteúdos piratas.

A decisão surge após uma nova ordem judicial que visava bloquear cerca de 200 domínios associados à pirataria, a pedido de estúdios representados pela Motion Picture Association. A Cloudflare, que normalmente se opõe a ordens de bloqueio por considerar que a sua rede não aloja conteúdos, desta vez optou por cumpriu esta ordem após ter analisado a sua "legalidade, proporcionalidade e transparência", embora os detalhes do processo não tenham sido totalmente divulgados.
O problema é que não existe um repositório centralizado para estas ordens judiciais, o que dificulta o escrutínio público e a prometida "transparência". A Cloudflare partilhou um link para a base de dados Lumen, que deveria indicar quem fez o pedido e qual a autoridade emissora, mas essa informação não está completa. Além disso, o aviso está datado de Fevereiro de 2024, embora o bloqueio só tenha começado agora, o que levanta dúvidas sobre a transparência e a forma como os domínios são adicionados de forma dinâmica às listas de bloqueio.

Apesar das lacunas de informação, o impacto é significativo: Cloudflare está a aplicar geoblocking no Reino Unido, e até utilizadores com VPNs localizados no país verão o aviso de bloqueio. Para já, parece que apenas os sites visados pela MPA foram afectados, muitos dos quais são conhecidos por distribuir malware. Para os utilizadores que tentam aceder a este tipo de sites, se se depararem com o Erro 451 da Cloudflare, terão que encontrar novas formas alternativas de aceder aos sites pretendidos - ou recorrer a outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)