Investigadores de segurança descobriram quase uma dúzia de extensões maliciosas na Chrome Web Store, com um total de 1.7 milhões de instalações. Apesar de se apresentarem como ferramentas legítimas - como teclados de emojis, VPNs, controladores de volume ou seleccionadores de cores - estas extensões recolhiam dados de navegação, faziam o tracking dos utilizadores, e podiam redirecioná-los para sites perigosos.
A investigação foi conduzida pela Koi Security, que notificou a Google sobre os casos. Algumas das extensões já foram removidas mas outras continuam activas e até "verificadas", com centenas de avaliações positivas que criam uma falsa sensação de segurança. A extensão "Volume Max — Ultimate Sound Booster" foi inclusivamente sinalizada por dois grupos de segurança distintos.
As extensões maliciosas, que devem ser desinstaladas quanto antes:
- Color Picker, Eyedropper — Geco colorpick
- Emoji keyboard online — copy&paste your emoji
- Free Weather Forecast
- Video Speed Controller — Video manager
- Unlock Discord — VPN Proxy to Unblock Discord Anywhere
- Dark Theme — Dark Reader for Chrome
- Volume Max — Ultimate Sound Booster
- Unblock TikTok — Seamless Access with One-Click Proxy
- Unlock YouTube VPN
- Unlock TikTok
- Weather
No total, estas extensões também afectaram utilizadores do Microsoft Edge, somando mais 600.000 instalações adicionais e elevando o número total de vítimas para 2.3 milhões.
Suspeita-se que, pelo menos nalguns dos casos, se possam tratar de extensões que tenham sido vendidas a novos donos, tirando partido da reputação e confiança conquistada durante anos com a extensão a fazer apenas o que era suposto, mas com os novos donos a adicionarem componentes maliciosos e tirando partido da funcionalidade de actualização automática das extensões para chegarem automaticamente a um grande número de vítimas.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)