A Perplexity, empresa de AI, acaba de lançar o Comet - um novo browser baseado em Chromium com integração do seu motor de pesquisa e assistente AI. O objetivo, segundo o seu CEO Aravind Srinivas, é transformar a experiência de navegação numa "interação contínua e fluida" num novo browser concebido para a geração AI.
No entanto, por agora a sua disponbilidade será extremamente limitada. O Comet fica disponível apenas para subscritores do plano Perplexity Max, que custa 200 dólares por mês, ficando o alargamento a mais utilizadores prometida para mais tade, usando um sistema faseado por convite.
Construído sobre a base do Chromium, o mesmo motor que suporta o Chrome e o Edge, o Comet oferece um assistente lateral que pode responder a perguntas sobre o conteúdo visível no ecrã, resumir textos, enviar emails, marcar reuniões ou fazer compras. Esta abordagem destaca-se num momento em que a Perplexity tenta afirmar-se como uma alternativa real à pesquisa tradicional da Google.Comet is here.
— Perplexity (@perplexity_ai) July 9, 2025
A web browser built for today’s internet.pic.twitter.com/cFPeghl2YM
Como seria de esperar, a Perplexity não terá a vida facilitada, pois a OpenAI também já anunciou que irá lançar o seu próprio browser em breve.
Actualização: Por outro lado, há quem relembre os riscos que um browser que acumula informação sobre o utilizador representa para quem se preocupa com a privacidade.
You’re the product—again. But this time, it’s not about training AI. That would almost be a relief. No, this is different. It’s a not-so-quiet rollback of privacy standards—a return to the 2010, if not earlier. The “new” AI age—where what’s old is dressed up as what’s next? https://t.co/XeOrO2Cmig
— Lukasz Olejnik (@lukOlejnik) July 10, 2025


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)