2025/07/30

Windows 11 acerta uso do CPU no Gestor de Tarefas

A Microsoft está a acertar o cálculo do uso de CPU no Gestor de Tarefas do Windows 11, a par de outras melhorias - e chatices.

A Microsoft está a melhorar o Gestor de Tarefas do Windows 11, com mudanças que tornam as percentagens apresentadas mais consistentes. Até agora, diferentes separadores usavam métodos diferentes para calcular a utilização do CPU, o que levava a leituras confusas. Por exemplo, o separador "Processos" podia mostrar 100% de utilização mesmo que só um núcleo estivesse a ser usado. Com a nova versão, o cálculo passa a ser uniforme em todos os separadores, procurando dar resultados mais claros e em linha com que os que são apresentados por ferramentas de terceiros.

Estas alterações começaram a ser testadas nas versões Dev e Beta do programa Windows Insider, indicando que não devem demorar muito a chegar ao público em geral. Para os utilizadores mais técnicos, será possível activar uma nova coluna chamada "CPU Utility" no separador "Detalhes", que dará acesso aos valores antigos.
Outras melhorias incluem alterações na barra de tarefas para que o calendário e o centro de notificações apareçam em todos os ecrãs, e novas funcionalidades baseadas AI para PCs com suporte para Copilot+. Uma dessas novidades é a pesquisa por linguagem natural, que permite fazer perguntas como "como aumentar o cursor do rato" ou "como controlar o PC por voz", com respostas geradas localmente no dispositivo usando o NPU.

A Microsoft também está a mexer no irritante e recorrente ecrã de configuração "SCOOBE" de sugestão de recomendações do sistema, que pode surgir mesmo após meses de utilização do Windows, e que tenta mudar o browser pré-definido para o Edge e activar o Windows Backup. Felizmente, é possível desactivar estas sugestões indo às Definições > Sistema > Notificações, expandindo as opções adicionais e removendo as três caixas assinaladas. Estas e outras alterações devem chegar a todos os utilizadores com a actualização 25H2 do Windows 11, prevista para este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)