Uma actualização do Windows 11 está a fazer com que certos SSDs e discos possam desaparecer ou ficar com dados corrompidos.
Alguns utilizadores do Windows 11 estão a enfrentar problemas graves nos SSDs e discos rígidos após a instalação das últimas actualizações 24H2. De acordo com vários relatos, certos SSDs e HDDs estão a sofrer corrupção de dados ou até a desaparecer do sistema depois de instalados os updates KB5063878 e KB5062660.
O problema parece afectar principalmente unidades com controladores Phison, sobretudo quando os SSD têm mais de 60% da capacidade ocupada e durante operações de escrita intensiva, como copiar ficheiros de grande dimensão (mais de 50 GB). Nalguns casos o disco volta a ser reconhecido após reiniciar o computador, mas noutros continua inacessível. A suspeita inicial aponta para um possível bug de memória na cache do Windows como causa principal.
[via X]
Mas não são só os dispositivos com controladores Phison que estão em risco. Também há relatos de falhas em SSDs da SanDisk, Corsair, Kioxia e outros modelos que utilizam controladores InnoGrit (e Phison), pelo que o problema pode afectar muitas mais pessoas.
Embora a Microsoft ainda não tenha comentado oficialmente, a Phison confirmou que está a trabalhar com a empresa e outros parceiros numa solução. Até lá, a recomendação é evitar transferências de ficheiros muito grandes ou extrações de arquivos comprimidos com muitos itens de uma só vez, dividindo as operações em passos mais pequenos para reduzir o risco de perda de dados. E claro, relembra a importância suprema de ter uma política apropriada de backups, pois nunca se sabe quando o desastre bate à porta - até mesmo quando entra pela via de uma actualização oficial do Windows.
Actualização: A Microsoft e a Phison dizem não ter detectado qualquer problema.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)