2025/08/23

Como funciona a equilibragem dos pneus

Como funcionam as "milagrosas" esferas que prometem equilibrar automaticamente os pneus?

Normalmente ninguém pensa nos pneus do seu veículo - excepto quando algo corre mal, como quando se tem um furo ou os mesmos provocam tal quantidade de vibração que se torna incómodo conduzir. Este último problema tem a ver com o equilíbrio das rodas, sendo algo que normalmente obriga a visitar uma oficina para que cada roda seja equilibrada com a aplicação de pequenos pesos nos locais adequados. Mas, há quem diga que o mesmo pode ser obtido colocando pequenas esferas no interior dos pneus, fazendo automaticamente esse processo. Será que funciona?

Steve Mould leva esta questão ao limite e explica-nos a física envolvida, com muitas curiosidades pelo meio - como o facto da vibração nos pneus desiquilibrados ser mais notória numa velocidade específica e depois reduzir-se a velocidades mais elevadas.


Para quem não tiver paciência e só quiser saber os resultados:

Sim, as esferas de equilibragem funcionam, mas com algumas condicionantes. Primeiro será preciso atingir uma velocidade elevada (cerca de 100 km/h +/-) para que as esferas se distribuam correctamente e façam o efeito de equilibragem; e as mesmas depois mantêm-se no lugar mesmo que se reduza a velocidade para valores mais reduzidos. Mas se se reduzir demasiado, ou se parar, as esferas voltam a cair, e será necessário voltar a atingir uma velocidade elevada para que voltem a fazer efeito. Ou seja, podem ser vantajosas para quem circula bastante tempo a velocidades mais elevadas, mas não fará qualquer efeito para quem conduz principalmente em cidade ou com constantes pára-arranca.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)