A batalha legal entre a Epic Games e a Google está mais perto do fim, com a criadora do Fortnite a sair vencedora. Depois de sucessivas decisões favoráveis em 2023 e 2024, o Tribunal de Recurso dos EUA rejeitou o mais recente apelo da Google, voltando a dar a vitória à Epic e obrigando a mudanças profundas na forma como a Play Store funciona.
Nos próximos três anos, a Google terá de permitir que app stores de terceiros apareçam publicamente na Play Store e operem com acesso total ao catálogo de apps. Para os programadores, isto também significa a possibilidade de usar sistemas de pagamento alternativos nas suas apps e subscrições, escapando assim à taxa de 30% que a Google cobra. Os developers também vão poder incluir ligações directas para downloads fora da Play Store.
A decisão impede ainda a Google de oferecer incentivos a fabricantes ou operadoras para impedir a pré-instalação de lojas concorrentes. Com este novo cenário, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, confirmou que a Epic Games Store para Android vai chegar à Play Store o mais rapidamente possível.Thanks to the verdict, the Epic Games Store for Android will be coming to the Google Play Store! It's already available worldwide from our web site, https://t.co/f77ZSrBMGd.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) July 31, 2025
Epic Games Store for PC already carries several other PC stores (https://t.co/92elnB3IGv, GOG Galaxy). https://t.co/4ndkMmhLUX
Apesar da contestação da Google, que alega que estas alterações colocam em risco a segurança dos utilizadores e afectam a competitividade do Android, a empresa terá mesmo de começar a implementar as novas regras. Ainda assim, vai também avançar com a sua última esperança, com recurso para o Supremo Tribunal, que colocará um ponto final definitivo nesta longa batalha.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)