Tanto a Microsoft como a Phison dizem não ter descoberto qualquer relação entre uma actualização do Windows e problemas em SSDs.
Nas últimas semanas, começaram a surgir nas redes sociais relatos de que as mais recentes actualizações do Windows 11 estariam a danificar SSDs com controladores Phison. Alguns utilizadores mencionaram dados corrompidos e unidades que deixaram de ser reconhecidas, levantando suspeitas sobre mais uma actualização problemática da Microsoft. No entanto, tanto a Microsoft como a Phison vieram agora desmentir a ligação.
A Phison iniciou uma investigação logo a 18 de Agosto, aquando dos primeiros relatos. Depois de mais de 2.200 ciclos de testes e 4.500 horas de ensaios, a empresa não conseguiu reproduzir o problema. Acrescentou ainda que nenhum cliente ou parceiro reportou falhas generalizadas. Também a Microsoft confirmou estas conclusões após a sua própria investigação, garantindo que a actualização de segurança de Agosto de 2025 não tem qualquer relação com as falhas de SSDs e discos que têm sido mencionadas.
Dado o número reduzido de casos relatados, parece ser bastante mais provável que se tratem de incidentes isolados, ou até de um lote lote defeituoso de SSDs que por coincidência tenha começado a causar problemas nesta altura. Ao contrário dos discos rígidos, que muitas vezes apresentam sintomas físicas de que poderão estar prestes a falhar (como maior lentidão, ou ruídos estranhos), nos SSDs os problemas surgem na maioria das vezes sem qualquer pré-aviso, funcionando perfeitamente num dia e deixando de funcionar no outro. Como sempre, independentemente de se tratar de um SSD, disco rígido, protecção contra actualizações defeituosas ou eventuais ataques de ransomware, torna-se crítico ter uma política de backups adequada que permita salvaguardar os dados e recuperar de todas estas eventualidades.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Em ssd não mas discos mecânicos sim...
ResponderEliminar