2025/09/14

A engenharia das escadas rolantes e o acidente de Roma

As escadas rolantes são uma maravilha da engenharia a que poucos dão valor - até que algo corra mal, como em Roma em 2018.

Numa altura em que Portugal atravessa uma tragédia por causa do elevador da Glória em Lisboa, temos mais uma excelente análise a um incidente com o qual pode partilhar algumas coisas. Neste caso, o incidente que a 23 de Outubro de 2018, em Roma, fez com que uma escada rolante falhasse, atirando dezenas de pessoas para uma queda acelerada, algumas delas ficando gravemente feridas.

Numa visita às origens das escadas rolantes, que começaram por ser meros tapetes rolantes bastante desconfortáveis, ficamos a saber as inovações e melhorias que foram sendo feitas ao longo das décadas - e com a curiosidade de que as escadas rolantes acabam por ser extremamente eficientes do ponto de vista energético, pois as escadas que descem são usadas para gerar energia. Ficamos também a conhecer que as escadas rolantes contam com múltiplos sistemas de segurança, concebidos para lidar com todas as eventualidades. Ou, melhor dizendo, quase todas: no caso do acidente de Roma ficou concluído que o problema não esteve numa falha dos sistemas de segurança, mas sim numa falha grotesca da manutenção, que tinha desactivado deliberadamente alguns desses sistemas de segurança.


Como em todos os casos, resta esperar que estes incidentes sirvam para educar e aprender, de modo a que não se repitam - o mesmo que se espera que aconteça com o caso do ascensor da Glória.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)