A OpenAI publicou um relatório sobre o uso e utilizadores do ChatGPT, que já é usado por quase 10% da população adulta mundial.
O ChatGPT continua a crescer a um ritmo impressionante. Segundo um estudo publicado pelo National Bureau of Economic Research, no final de Julho a plataforma contava com 700 milhões de utilizadores semanais ativos, o que representa quase 10% da população adulta global.
A investigação, conduzida pela equipa de economia da OpenAI em conjunto com um economista de Harvard, analisou 1.5 milhões de conversas internas (sem revisão humana, apenas por LLMs) para perceber quem usa o chatbot e de que forma. O estudo mostra que o perfil dos utilizadores tem mudado bastante desde o lançamento. Por exemplo, em 2022 cerca de 80% dos utilizadores tinham nomes tipicamente masculinos, mas em 2025 mais de metade já apresenta nomes femininos, indicando um equilíbrio de género muito maior.
Outro dado relevante é a idade: quase metade dos utilizadores que indicaram idade têm entre 18 e 25 anos. O relatório também destaca que pessoas com ensino superior recorrem mais ao ChatGPT para fins profissionais, especialmente em áreas técnicas como informática. O crescimento é particularmente rápido em países de baixo e médio rendimento, onde o recurso ao ChatGPT está a acontecer a um ritmo quatro vezes superior ao registado nos países mais ricos.
Em termos de utilização, 70% das interações não estão relacionadas com trabalho. A maioria dos pedidos prende-se com orientação prática, escrita e procura de informação. Apenas 5% dos utilizadores pedem ajuda técnica como programação ou análise de dados, uma queda face aos 12% registados em 2024. Curiosamente, utilizadores com nomes femininos tendem a procurar mais apoio em escrita e tarefas criativa, enquanto os masculinos recorrem mais ao ChatGPT para ajuda técnica e multimédia (gerar imagens AI).
E vocês, para quem têm usado o ChatGPT (ou outros)?
2025/09/16
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)