2025/09/26

Windows 10 vai manter actualizações na Europa

Os utilizadores europeus vão continuar a receber actualizações no Windows 10 mesmo após 14 de Outubro, sem necessidade de qualquer pagamento ou passo extra.

A Microsoft foi obrigada a alterar a forma como oferece as actualizações de segurança estendidas do Windows 10 na Europa. A partir de 14 de Outubro, quando termina o suporte oficial ao sistema, os utilizadores na Área Económica Europeia (AEE) vão continuar a receber gratuitamente estas actualizações sem precisar de pagar ou activar o Windows Backup, algo que a Microsoft estava a exigir.

A decisão surge após pressão do grupo de defesa do consumidor Euroconsumers, que acusava a Microsoft de tentar forçar os utilizadores a usar o Windows Backup, ligado ao OneDrive, que poderia levá-los a ultrapassar os 5GB gratuitos de armazenamento e, consequentemente, a pagar por mais espaço. A organização considera a mudança uma vitória, já que garante um acesso sem custos nem requisitos adicionais, como cópias de segurança ou uso do Microsoft Rewards. Fora da AEE, os utilizadores ainda terão de seguir esses passos, e activar o Windows Backup ou pagar 30 dólares por ano (ou 1.000 pontos Microsoft Rewards) para terem direito estas actualizações. Mesmo assim, na Europa continuará a existir um requisito a favor da Microsoft: será necessário iniciar sessão com uma conta Microsoft pelo menos uma vez a cada 60 dias para manter o acesso às actualizações.

Quem se mantiver no Windows 10 poderá contar com este suporte adicional até 13 de Outubro de 2026. No caso das empresas, podem pagar para manter as actualizações críticas por mais três anos. O Euroconsumers, contudo, continua a pressionar a Microsoft para prolongar ainda mais o suporte, evitando que milhões de dispositivos fiquem vulneráveis já no próximo ano - pelo que é provável que os consumidores europeus ainda possam manter os seus computadores com Windows 10 por mais algum tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)