2025/10/05

Apple retira rótulo "carbon neutral" do Apple Watch e Mac mini

A remoção do "carbon neutral" de alguns dispositivos da Apple parece ser devido a novas exigências europeias contra publicidade enganosa.

A Apple deixou de publicitar o Apple Watch e o Mac mini como produtos "carbon neutral" no seu site oficial. A alteração, observada pelo blog francês WatchGeneration, aplica-se a nível mundial e entrou em vigor após o evento do iPhone em Setembro.

Até agora, os modelos Apple Watch Series 9, Ultra 2, e Mac mini com chip M4 eram promovidos como neutros em carbono, resultado de esforços que incluíam o uso de eletricidade 100% limpa, materiais reciclados ou renováveis, e redução de emissões nas cadeias de transporte. A Apple dizia que estas medidas permitiam cortar as emissões em pelo menos 75%, compensando o restante através de créditos de carbono. No entanto, os novos Apple Watch Series 11 e Ultra 3 já não incluem a designação "carbon neutral" nas páginas de produto ou nas embalagens. Segundo Sarah Chandler, vice-presidente de ambiente da Apple, esta decisão não reflecte uma mudança nas práticas da empresa, mas sim uma antecipação à nova legislação europeia, que a partir de Setembro de 2026 irá proibir termos como "carbon neutral" em publicidade e embalagens.

Além disso, um tribunal alemão proibiu a Apple de usar o rótulo "carbon neutral" no Apple Watch após uma queixa de "greenwashing", argumentando que as compensações de carbono podem ser enganadoras e até prejudiciais (no caso de plantações que acabam por prejudicar a biodiversidade e levar a consumo excessivo de água). Apesar disso, a Apple diz continuar empenhada no seu objectivo de atingir a neutralidade carbónica total até 2030, mesmo que não possa fazer referência a isso nos seus produtos.

1 comentário:

  1. Há também o caso de várias empresas que vendem créditos de carbono serem uma fraude, ou exageram nas quantidades de árvores que dizem plantar, ou não as plantam de todo:
    https://www.theguardian.com/news/article/2024/jun/04/the-warring-conmen-at-the-heart-of-a-5bn-carbon-credit-scam

    ResponderEliminar