2025/10/16

ChatGPT ganha gestão automática de memória

O ChatGPT passa a ter um sistema de gestão automática de memória para evitar os frustrantes erros de "memória cheia".

A OpenAI revelou uma nova funcionalidade de gestão automática de memória no ChatGPT, pensada para simplificar o uso da ferramenta e evitar o erro de "memória cheia" que afecta utilizadores com muitas preferências guardadas. Esta melhoria está disponível para assinantes do ChatGPT Plus e ChatGPT Pro.

A memória do ChatGPT permite que o utilizador defina preferências e informações pessoais que o modelo retém para gerar respostas mais personalizadas. No entanto, enquanto não se tem "memória ilimitada", o sistema podia atingir o limite e obrigar o utilizador a eliminar manualmente memórias menos relevantes para libertar espaço.
Com a nova gestão automática, o ChatGPT apaga memórias mais antigas de forma cronológica, impedindo que o armazenamento chegue ao limite. Ainda assim, os utilizadores mantêm controlo sobre as suas preferências, podendo marcar algumas memórias como prioritárias, com as de menor importância a serem eliminadas primeiro.

É de imaginar que esta limitação na memória em breve seja ultrapassada, à medida que se vai caminhando no sentido de ter modelos capaz de aprender de forma contínua. E, nessa perspectiva, será de imaginar que essa aprendizagem também englobe as "memórias" de cada utilizador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)