2025/10/20

Chery apresenta bateria de estado sólido com autonomia de 1.300 km

As baterias de estado sólido voltam a fazer sonhar com autonomias ultra-longas, desta vez com uma da Chery.

A Chery revelou um protótipo de bateria que promete revolucionar os carros eléctricos. A marca chinesa apresentou a sua primeira bateria de estado sólido desenvolvida internamente, com uma densidade energética de 600 Wh/kg - um valor muito superior ao das baterias de iões de lítio actuais.

Segundo a marca, esta nova tecnologia poderá permitir autonomias reais de até 1.300 km por carga, com um alcance teórico superior a 1.500 km. Adicionalmente, a bateria é bastante mais resistente e segura, tendo superado testes extremos de perfuração com pregos e berbequim, sem risco de incêndio ou fumo. A empresa prevê iniciar a produção piloto em 2026, com uma expansão mais ampla em 2027, ano em que também a CATL e a BYD pretendem lançar as suas próprias baterias de estado sólido.
O sector automóvel assiste actualmente a uma corrida por esta tecnologia, que promete maior autonomia, carregamentos mais rápidos e maior segurança. Mas, por agora, essas melhorias mantêm-se no campo das promessas, sendo algo que vai sendo recorrentemente prometido "para os próximos anos".

O maior problema continua a ser o custo elevado. Uma bateria totalmente de estado sólido custa cerca de 2.8x mais que uma convencional, devido aos materiais e às maiores dificuldades de produção. No entanto, quando esses problemas forem superados, estas baterias não só permitirão uma nova era nos automóveis eléctricos, como também potenciarão o início de uma revolução eléctrica nos transportes aéreos, onde se tem definido o patamar dos 500 Wh/kg como sendo o ponto de viragem que torna viável aviões eléctricos para viagens de médio curso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)