A Cloudflare estreou uma nova secção de análise estatística dos domínios de topo (TLD) da internet, com o domínio mais popular a surpreender por não ser o esperado ".com".
A Cloudflare apresentou uma nova secção dedicada aos domínios de topo (TLD) na plataforma Radar, oferecendo uma visão detalhada sobre tendências, actividade, e segurança dos domínios. A funcionalidade baseia-se nas ferramentas de análise DNS já existentes, combinando dados do seu serviço de DNS 1.1.1.1, do Email Security, e dos registos de Certificate Transparency para mostrar quais os TLD mais populares e com melhor desempenho.
O destaque vai para o ranking dos 2.500 principais TLDs, calculado através da métrica "DNS Magnitude" desenvolvida pela nic.at, que mede a visibilidade com base em redes de clientes únicas em vez do volume total de consultas. De forma surpreendente, o domínio .su - criado para a antiga União Soviética e com fim previsto para 2030 - lidera actualmente o ranking, aparentemente graças a jogo online, com a maioria das consultas ao .su a surgirem dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.
Cada página de TLD apresenta informações detalhadas como tipo de domínio, entidade gestora, suporte DNSSEC, volume de consultas, tendências de certificados e dados WHOIS, incluindo mapas globais de atividade. A secção de segurança de email também identifica os TLDs mais abusados em campanhas de spam ou malware: com os domínios .xxx e .motorcycles a liderarem nos domínios maliciosos e o .autos e .cyou a liderarem no envio de spam.
Para 2026, a Cloudflare planeia introduzir métricas de desempenho dos servidores, permitindo aos operadores e titulares de domínios avaliar a rapidez e fiabilidade das suas respostas DNS.
2025/10/31
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)





















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)