A Udio, plataforma de música AI, bloqueou o download das músicas criadas pelos utilizadores.
Em simultâneo com o anúncio de um acordo com a Universal Music Group, a Udio enfureceu todos os seus utilizadores ao remover a funcionalidade de download das músicas que eles próprios geraram. A restrição entrou em vigor de forma imediata, sem qualquer pré-aviso, gerando fortes críticas por parte dos utilizadores, que acusam a empresa de trair a sua comunidade criadora.
No subreddit oficial da Udio, vários clientes pagos expressaram o seu descontentamento. Um deles afirmou ter passado mais de 4.500 horas a construir um catálogo com mais de 300 músicas, que agora fica "bloqueado", enquanto outro considera ter sido "roubado" após ter pago centenas de dólares a gerar músicas.
A Udio justificou a decisão como tendo sido um elemento fundamental para viabilizar o acordo com a Universal Music Group, que é apresentado como sendo indispensável para a sobrevivência da plataforma, mas que compreendia a posição dos seus utilizadores e clientes.
Felizmente, nas últimas horas, a Udio diz ter conseguido sensibilizar a UMG e que irá reactivar a funcionalidade de download - de forma temporária - por um período de 48 horas a começar na próxima segunda-feira, 3 de Novembro.
Os olhares, e receios, voltam-se agora para o Suno, que é outra das mais populares plataformas de músicas AI; com muitos utilizadores a dizerem que vão jogar pelo seguro e fazer o download das suas músicas antes que se arrisquem a passar pelo mesmo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)




















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)