2025/10/06

G-Cloud da Coreia do Sul perde 858TB de dados

O sistema G-Cloud do governo sul-coreano perdeu 858TB de dados, por não ter backup.

Num caso insólito que demonstra como a "cloud" não é sinónimo de garantias de protecção de dados, um incêndio de grandes proporções num centro de dados do governo sul-coreano destruiu permanentemente os ficheiros de 125 mil funcionários públicos, sem que exista qualquer cópia de segurança. O fogo no edifício do National Information Resources Service destruiu os servidores que alojavam o sistema interno de cloud do Estado, conhecido como "G-Drive".

Criado em 2017, o G-Drive pretendia reforçar a soberania e a segurança dos dados, oferecendo 30 GB de armazenamento a cada funcionário público. Ao longo dos anos o sistema cresceu para 858 terabytes, uma quantidade de dados significativa, que levou os responsáveis a tomarem a estranha decisão de não implementar backups. Cerca de 17% dos 750 mil funcionários públicos da Coreia do Sul utilizam o G-Drive, e alguns ministérios foram particularmente afectados. O Ministério da Gestão de Pessoal foi um dos mais atingidos, com um dos funcionários a referir que é assustador pensar que, de um dia para o outro, desapareceram oito anos de materiais de trabalho.

O incidente está a gerar grande polémica no país, especialmente tendo em conta que tinha sido concebido precisamente para proteger informação sensível do Estado sem depender de serviços externos. E serve também para relembrar que nestas coisas dos dados digitais, os backups não devem ser tratados como "opcionais", pois é apenas uma questão de tempo até que chegue o dia em que toda e qualquer pessoa passe a integrar um dos dois grupos: "ufa, ainda bem que tinha backup", ou "mas porque é que não investi num backup"!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)