2025/10/08

Gboard com auto-correcções mais fáceis

A Google está a tornar mais fácil corrigir os erros irritantes do auto-correct do Gboard.

A Google lançou uma actualização simples, mas muito útil, para o seu teclado Gboard, que promete reduzir a frustração das correcções automáticas indesejadas. O teclado vai passar a destacar as palavras que foram corrigidas automaticamente, permitindo ver de imediato o que foi alterado depois de escrever uma frase. Se o Gboard corrigir uma palavra errada, basta tocar no texto destacado para ver a palavra original e revertê-la com um simples toque.

A nova função "tap-to-undo" (tocar para desfazer) funciona através da definição principal de correcção automática, por isso não é preciso activar nada adicional. É uma melhoria clara em relação à antiga opção de "desfazer com a tecla backspace", que por vezes revertia correcções válidas quando o utilizador queria apenas ajustar o espaçamento. Além disso, é uma alternativa mais prática do que os botões de undo/redo lançados este ano, libertando espaço na barra de ferramentas e tornando a escrita mais fluida.
Embora pareça um mero detalhe, esta é uma daquelas melhorias que realmente facilitam o uso do teclado no dia-a-dia. Para os milhões de utilizadores que usam o Gboard como teclado principal, desfazer uma correcção automática com um único toque pode tornar a escrita no telemóvel muito mais intuitiva e agradável.

Alguns utilizadores já começaram a ver esta novidade apresentada com uma mensagem "Toque no texto destacado para desfazer a correcção automática". Dito isto, e com tanto foco e investimento nas tecnologias AI, já era tempo do Gboard (e outros teclados) se modernizarem a nível de evitarem todas as auto-correcções indesejadas, que muitas vezes fazem com que se perca mais tempo a corrigir as auto-correcções do que propriamente a escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)