2025/10/19

GM traz Cadillac Optiq para a Europa

A GM vai comercializar o Cadillac Optiq na Europa, mas que parece ter perdido bateria e potência na travessia do Atlântico.

A General Motors está a trazer um toque do luxo eléctrico americano para a Europa com o Cadillac Optiq, o novo crossover eléctrico da marca. É o modelo mais acessível da Cadillac e já pode ser encomendado em vários países europeus.

Contudo, o Optiq europeu é bem diferente da versão vendida nos Estados Unidos, o que levanta dúvidas sobre se o design será suficiente para compensar as perdas em potência, autonomia e velocidade de carregamento - especialmente tendo em conta o preço.

A versão europeia vem equipada com uma bateria de 75 kWh, menos 10 kWh do que a versão americana. A autonomia desce para cerca de 425 km (WLTP). O sistema de tracção integral com dois motores debita 304 cv e 480 Nm de binário, uma queda acentuada face aos 440 cv e 675 Nm do modelo americano. Além disso, o carregamento rápido em corrente contínua é limitado a 110 kW, abaixo dos 150 kW dos EUA e de muitos rivais europeus.
Há, no entanto, algumas boas notícias: o Optiq europeu permite carregamento AC até 22 kW (ligeiramente superior aos 19.2 kW da versão americana) e utiliza o conector CCS2, padrão na Europa. No interior, destaca-se o ecrã LED curvo de 33", o sistema de som AKG Studio com 19 altifalantes e, inesperadamente e ao contrário das versões americanas, suporte para Apple CarPlay e Android Auto, que a GM decidiu eliminar nos EUA (e fazendo cair por terra as explicações para a sua remoção).

Mas menos potência e uma bateria menor não significam um preço mais baixo: o Optiq arranca nos 65.000 euros, tanto nas versões Premium Luxury como Premium Sport. Isto coloca-o frente a frente com modelos como o Audi Q6 e-tron, que oferece mais autonomia e carregamento rápido até 270 kW pelo mesmo valor.

Com especificações mais modestas e um preço elevado, o Cadillac Optiq terá de confiar no seu design distinto e para conquistar os condutores europeus - o que parece ser um desafio difícil num mercado com muitas opções de escolha no segmento dos SUVs eléctricos de topo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)